terça-feira, 25 de maio de 2010

Nós e a Escola. Situações, ações e conflitos: Bullying




Nesta última semana, em uma das principais redes de televisão do país, foi ao ar uma reportagem que nos deixou bastante atentos para algumas relações que se desenvolvem dentro da escola: o bullying. Por mais que as vezes normatizamos alguns assuntos, sabemos de sua existência, mas o deixamos passar como se não tivéssemos o conhecimento sobre tal. É claro que como professores e estudantes da temática da educação, estudamos o assunto, não só em  nossos cursos universitários, mas também em leituras de revistas e livros que tratam do assunto... No entanto, como enfrentar efetivamente essa situação dentro de nossas salas de aula?

Em todos os ambientes onde pessoas se encontram , sejam eles:  de trabalho, na família, em igrejas ou tribos, estabelecimentos comerciais, hospitais... as relações interpessoais acontecem e fluem, assim, como em qualquer outra instituição. Nas escolas elas também se originam e  se evidenciam, com certos dissabores entre seus agentes. Contudo, nem sempre estas relações são tão saudáveis quanto gostaríamos que fossem.  Neste contexto se estabelece o Bullying, que tem como protagonistas a vítima, o agressor, o espectador  e seu círculo.

        A vítima muitas vezes é humilhada, e pede a todo momento para que as supostas “brincadeiras” parem... Nesse vai e vem, falta às aulas sem motivo, apresenta baixo rendimento escolar, demonstra insegurança ao se manifestar em público, apresenta manchas  e arranhões pelo corpo – que nem sempre as consegue justificar. Se isola. Prefere se manter afastado dos demais colegas. As agressões verbais ou não se tornam corriqueiras...



Segundo especialistas, as formas de Bullying mais comuns em ambientes escolares são: agressões físicas e verbais; ameaças; brigas; chantagens; apelidos; trotes; roubo; racismo; xenofobias - aversão a tudo aquilo que vem de outras culturas e nacionalidades - intimidações; piadinhas; assédios; xingamentos; alienações; abusos; discriminações e varias outras formas de ridicularizar uma pessoa.


            Na maioria das vezes a vítima aceita todo o seu sofrimento sem dizer nada a ninguém, porem se transforma em uma pessoa triste, constantemente deprimida e sem perspectivas de lutar pelos seus direitos, aceitando tal agressão e assumindo o problema. Acreditando que é mesmo responsável por tais “brincadeiras”  por ser simplesmente diferente dos outros ou um pouco fora dos padrões entendidos como “normais”.

            Ainda é importante ressaltar que o Bullying, não é praticado apenas por alunos e entre alunos. O Bullying pode ser inclusive iniciado por alguma ação ou brincadeira dos próprios professores ou qualquer outro funcionário da escola.

Luiz Otavio Luz e Daniel Almeida.


E você, como trabalharia esta questão ou mesmo, 
como lidaria com esta questão dentro da sala de aula 
e nos outros espaços escolares????

39 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Ola, bullying é coisa séria. Mas discordo em um ponto: durante toda a minha formação não recebi nenhuma preparação para lidar com essa situação, e acredito, a maioria dos educadores também não receberam. A questão que acho importante é identificar o que é de fato bullying, e não generalizar. Não podemos classificar todo mau comportamento do aluno, como bullying. Mas acredito que os educadores devem contribuir para que essa prática não se perpetue, agindo de maneira sensata, ética e centrada. Beijos a todos. Elaine Marques.

    ResponderExcluir
  3. Eu penso que o bullying sempre existiu e hoje muito mais. Eu já presenciei funcionário exercendo essa prática e é muito complicado. Abuso de autoridade de diretores para com seus subordinados, assédio moral,etc...
    Com os alunos não é dificil de detectar. Nesse caso os pais devem ser convocados e orientados, pois eu entendo que os dois alunos precsam de ajuda.
    Bjs
    Gorete

    ResponderExcluir
  4. Elaine, concordo plenamente com você. Muitos cursos universitários não se quer tocam no assunto. Os curriculos são demasiadamente reduzidos e e a área pedagógica da licenciatura esvasiada. Mas no entanto é necessário que todos os envolvidos no processo educacional estejam atentos a este vilão que permeia a educação do século XXI e elaborem planos de ação em que valores como o respeito, amor, companheirismo e cidadania sejam constantemente abordados. Conseqüentemente os ambientes escolares que investirem nesses valores tão esquecidos em tempos atuais, estarão contribuindo para que a prática do Bullying venha a se extinguir de nossas escolas.
    Mas eu ainda fico com o será. Será?

    ResponderExcluir
  5. É não recebemos nenhum comnhecimento de como lidar com o bullying. Porém ele está muito prensente em nosso meio.
    Em sala de aula devemos propor mais atividades em grupo para que um interaja com o outro, propor também reflexões. Só assim haverá mais socialização em sala e uma grande maioria poderá começar a respeitar um ao outro.
    Concordo com a Eliane, não devemos generalizar e sim tomarmos cuidado ao detectar o bullying no aluno.

    IERP- cn: 3007
    Aluna: Catiene de Andrade Felix

    ResponderExcluir
  6. Não concordo com o bullying, pois são agressões que podem levar até a morte de pessoas,por isso deveria ser tratado com mais cuidado em sala de aula, para que essas pessoas parem com esses tipos de agressões.
    IERP- cn: 3007
    Aluna:Renata p.v.c.de souza

    ResponderExcluir
  7. Eu, particularmente não concordo com bullying ,pois faz com que as pessoas se sintam humilhadas. Mas infelizmente não podemos fugir desse preconceito, pois vivemos em uma sociedade preconceituosa e, além disso, temos que conviver com as diferenças e saber conviver.
    Só é bullying quando a pessoa se sente ofendida, e ninguém gostaria de se sentir assim, pois somos ser humano falhos, mais isso não significa que devemos desrespeitar o outro.
    Devemos respeitar o outro como se fôssemos nós mesmos.

    Instituto de Educação Rangel Pestana.
    Aluna: Jaciara da Silva
    Turma: 3009.

    ResponderExcluir
  8. Quando eu estava em uma determinada série, uma professora fez uma crítica destrutiva em alto e bom tom sobre um trabalho que eu fiz: -" Este trabalho só podia ser o da Emília".(Sítio do Picapau Amarelo). Naquele momento todos riram muito e começaram a repetir aquilo em sala de aula...
    Fiquei desnorteada por um instante, pois a professora em vez de me encorajar a aprender, me deixou envergonhada e fez com que o fato de eu ter feito um trabalho mal confeccionado era porque eu me parecia com uma boneca que para uns é bonita e para outros não.Não sei o que ela quis com isso, mas não soube falar, me magoou.
    Mas como não estava ali para adquirir o que não é produtivo, fiquei presa àquilo por um momento e depois passou, como um vento.
    Amo ser chamada de Emília por meus amigos da escola, pelos funcionários e pelos professores.
    Mas só pelos que sabem chamar,pois para os que não sabem nem atendo...ah! só escuto pelo nome YASMIN.Daí, se "rolar" afinidade eu até atendo como Emília. Falou?

    Eu consegui ignorar um comentário que era para destruir o meu desnvolvimento escolar. Mas é muito difícil que todos consigam. Então, eu, como futura educadora, estarei sempre atenta a combater o bullying dentro das ecolas.

    IERP - CN 3009 - Aluna: Yasmin Ezidio Calheiros.

    ResponderExcluir
  9. Primeiramente faria um trabalho de conscientização entre os alunos através de dinâmicas, projetos e palestras com debates sobre o tema para demonstrar as consequências de uma brincadeira que, muitas vezes, é sem maldade,mas a pessoa que é o alvo dos comentários acaba não gostando.
    E puniria o aluno que não respeitasse as regras que seria estabelecidas em consenso de todos.

    ResponderExcluir
  10. Como professores temos que estar atentos à esta prática em nossas escolas.
    Temos que combater sempre, pois acredito que para uma educação de qualidade e um país melhor temos que saber conviver com as diferenças.Ou seja, aceitar as pessoas como são.
    Penso que o Bullying, trata-se de pessoas que se julgam superiores e crêem que podem inferiorizar àquelas que não são a sua semelhança.
    Alessandra Andrade

    ResponderExcluir
  11. O que dizer sobre Bullying que ainda não foi dito? Bom, é muito complicado lidar com uma situação dessas, até porque não é algo que aparece "do nada". É algo constante e fere, pois quem está de fora, pode ver como uma brincadeira, mas a forma como tais rótulos entram pelos ouvidos e circulam pela mente da pessoa que está sofrendo o Bullying, é que é o "x da questão". Eu uso óculos e sou magra e com isso, já me chamaram de quatro olhos, de magrela e coisas do tipo. Entretanto, eu não me ofendia a ponto de chorar ou sofrer. Isso não quer dizer que seja assim com todo mundo. As pessoas reagem de modos diferenciados em situações comuns ou complexas.
    Também temos que tomar cuidado com as brincadeiras com pessoas que podem não demonstrar que não gostam, mas, que na verdade estão sofrendo. Deve ser muito triste sofrer por algo que você não pode contar a alguém por medo que te rotulem novamente, só que dessa vez, de covarde, por não aceitar brincadeiras, etc.
    Sendo assim, o que pode ser feito para ajudar, é esse aumento de informação. Não basta uma ou outra pessoa perceber que a discriminação de todos os gêneros é errada. Todos nós devemos ter essa consciência. Além disso, devem-se estimular cada vez mais as denuncias que muitas vezes não são feitas por medo das reações alheias. É isso aí, vamos vestir essa camisa! Todos contra o Bullying!

    Juliana Rodrigues Machado
    IERP 3007

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Na minha opinião o bullying é pior ainda, se tornar mais grave quando é praticado pelos professores, pois o professor quer queira ou não é uma referência dentro de sala de aula e se ele faz uso dessa pratica da brecha para que seus alunos procedam da mesma forma, e se ele for repreende-los não terá moral nenhuma pois se ele faz, não poderá reprimir quando os outros fizerem o mesmo, pois se não ele estará adotando a postura de faça o que eu mando mais não faça o que eu faço. Os professores ou ate mesmo a escola o corpo docente teriam tomar medidas, como fazer palestra que alertassem os alunos dessa pratica e quanto ela faz mal para as pessoas que são vitimas dela, fazer um trabalho de conscientização, de se por no lugar do outro, seria não faça com os outros aquilo que você não gostaria que fizessem com você, seria um bom começo para chegar a solução.
    Mas como o Professor disse em um comentário: “Conseqüentemente os ambientes escolares que investirem nesses valores tão esquecidos em tempos atuais, estarão contribuindo para que a prática do Bullying venha a se extinguir de nossas escolas.
    Mas eu ainda fico com o será. Será?”. Parei para refletir sobre esta frase do professor, pois chamou minha atenção, para tentar descobrir se realmente isso nunca será extinto, e cheguei a uma conclusão que para o bullying ser extinto das escolas não basta à escola mudar sua postura, pois o que contribui bastante para esta pratica é a sociedade, a mídia, os padrões de beleza, pois na maioria dos casos de bullying as pessoas são ofendidas por seus padrões estéticos, como por exemplo: ser gorda, magra, entre outros. Ninguém nunca esta satisfeito com sigo mesmo, com seu corpo, grande parte disso devemos creditar aos ditos padrões de beleza, para surgir alguém para te elogiar é difícil mais para criticar é muito fácil, pois apontar o dedo para o outro, um defeito é sempre fácil. Se todos parecem para refletir sobre isso e percebessem que são marionetes dos ditos padrões de beleza, e que estes são bem fortacelecidos pela mídia, acho que ai sim começaríamos a entrar num caminho para resolver a questão do bullying e não só ele pois os padrões de beleza influenciam também na anorexia, bulimia , pois a tanta pressão de um padrão, que a pessoa em busca de ser aceito acaba gerando patologias. Por isso acredito que a solução passe por esta questão.

    ResponderExcluir
  14. O bullying é um assunto que deve ser tratado com muito cuidado, pois ele pode acabar causando um terror psicologico na criança, adolescente ou até mesmo um adulto podendo levar até a morte em certos casos.


    Susana Justen dos Santos T: 3007

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Bom, concordo com a Renata, acho que esses tipos de agressões deviam ter uma "pausa" por tempo indeterminado ou seja pra sempre, nada haver ficar agredindo as pessoas, se todos estão ali com o mesmo objetivo, pior ainda é quando a agressão parte de um professor, mas na minha opinião isso não importa, não acho que ele tenha que sair por ai agredindo seus alunos ou com brincadeiras de mal gosto, só por ser "o professor", acho que se não nos respeitarmos como colegas de turma, como será nossa formação?! É uma pergunta sem resposta, mas se aiinda conseguirmos revirar essas história , quem sabe um dia descobrimos a respota!

    Aluna:Sabrina Gonçalves da Silva
    I.E.R.P -Cn.3007

    ResponderExcluir
  17. O Bullying é realmente uma coisa bem séria. Pode não parecer (pra quem não sofre), mas conforme o indivíduo vai se desenvolvendo, ele vai sofrendo cada vez mais. Concordamos também com a Elaine, o Professor Luiz Otávio e a aluna Catiene. Nós, futuros educadores, não temos preparação alguma para tal.
    Como podemos trabalhar com isso em sala de aula ? É uma questão bastante trabalhosa, mas cremos que um professor fazendo bastante trabalhos que envolvam todos da turma e se necessário, dinâmicas, pode controlar ou até mesmo cessar uma situação. Para finalizar, é claro que também devemos tomar muito cuidado com o que falamos, pois, como a aluna Yasmim disse, até professores são os próprios autores desse preconceito.

    IERP - CN 3007
    André Luiz Carreiro Rocha e Nicole Carreiro Matos

    ResponderExcluir
  18. Concordo plenamente com o que a professora Elaine disse, nós não temos um bom conhecimento sobre o bullying, por isso não sabemos exatamente como lidar com isso em sala de aula. Na minha opinião acho que esse assunto tinha que ser mais discutido e assim nós futuros professores saberemos como tratar do determinado assunto na sala de aula.

    I.E.R.P.- Aline da Costa Bonfim- CN3007

    ResponderExcluir
  19. Lêda Thaisa Mendes Martins e Thaísa da Costa Domingo - CN 3007

    O Bullying é algo sério pelos traumas psicológicos que causam à vítima e pelo que a vítima, por vezes, faz, ao se ver nessa situação. Como citado no texto, algumas vítimas de Bullying passam a faltas às aulas, ou tem baixo rendimento. Como professores devemos observar a turma e seus alunos e procurar estes sinais. Devemos ouvir com atenção as conversas e reprimir o uso de termos pejorativos ridicularizadores para que os mesmos não virem, futuramente, agressões mais sérias. Até porque isso pode causar traumas seríssimos à vítima, como até tentativas desesperadas de mudar aquilo pelo qual é agredida. Uma criança que é "zoada" por usar óculos pode parar de utilizar o mesmo, o que com certeza implicaria um menor rendimento na escola. Levando em consideração que num lugar que convivem crianças e adolescentes da mesma faixa etária é de se esperar que ocorram desavenças, da qual pode surgir brincadeiras de mal gosto, mas daí a essas brincadeiras de mal gosto se tornarem o Bullying e façam a criança ser menosprezada ou desprezada, é um caso sério a se considerar não apenas na sala de aula mas na comunidade escolar e família.

    ResponderExcluir
  20. O bullying é algo extremamente normal de se acontecer nas escolas hoje em dia.Os alunos não tem o menor respeito pelas diferenças alheia com isso eles acabam por fazer ou receber os atos violentos causados pelo bullying.
    Acho que uma das maneiras de acabar ou amenizar esse problema na escola é se trabalharem esse assunto através de palestras ,debates e conversas com os pais,e mostrar para os alunos como isso é prejudicial tanto para quem faz como para quem recebe.
    Assim todos perceberam que esse não é um problema só da escola e sim de toda sociedade.
    IERP
    ALUNAS:THAILANE CRISTINA BEZERRA,
    VERÔNICA SILVA BATISTA

    ResponderExcluir
  21. Uma maneira de trabalhar esta questão é mostrar que todos são diferentes e trabalhar em grupos para que o aluno não se sinta desrespeitado Lamentavelmente o ser humano ainda não aprendeu que em grupos, tribos existem o direito e o mesmo fazendo parte, podendo ser uma parte diferente ,isso è , trabalhar esta questão è um desafio para todos porque sempre há uma parte que quer o domínio total segundo a sua própri opinião . cn3007 Raphaelly,Rosemara,Vera

    ResponderExcluir
  22. Não temos uma opnião formada pra dizermos como trabalharíamos a questão do bullying em sala de aula ,pois
    como a professora Elaina citou ainda não temos uma preparação "adequada" para lidar com este tipo de situação.De qualquer forma já ouvimos falar sobre o bullying e sabemos que é um assunto delicado,sério e muito presente nas escolas dos dias atuais.
    Concordando com a aluna Rosemara nós como futuros educadores devemos sempre proprôr atividades grupais para que haja uma intereção afetiva e o respeito mútuo entre os alunos.

    I.E.R.P - cn 3009
    alunas:Renata de Melo Silva e Vanessa dos Santos Souza.

    ResponderExcluir
  23. O primeiro passo para evitar essa situação dentro de sala de aula é deixar claro que o respeito e o diálogo é fundamental na nossa relação, trazendo assim atividades cujo o objetivo é demonstrar para a criança que apesar das diferenças somos todos “iguais” e devemos ser respeitados pelo que somos. O texto retrata a realidade que não está presente somente dentro de sala de aula , podemos incluir também neste contexto ,o ambiente social do qual o indivíduo está insirido, por este fato , devemos inserir a sociedade no meio escolar para assim tentar solucionar o problema . Como? Através de palestras com profissionais especializados neste assunto, para esclarecer o tema e qualquer tipo de dúvidas.



    Jéssica da Silva,Thaynar Christian e Viviane 3009

    ResponderExcluir
  24. Devemos trabalhar a respeito desse assunto as consequências e também o desrespeito e o preconceito que o bullying envolve.
    Devemos ensiná-los que bullying é um ato desrespeitoso e tem sérias consequências com a vítima. Como por exemplo, o lado emocional da pessoa, o seu desempenho na escola e o mais importante, desempenho que ela vai ter na sua vida diária, por causa dos efeitos do bullying.

    I.E.R.P
    Aluna: Deise da Silva
    Turma: CN-3009

    ResponderExcluir
  25. "

    o bullying é uma coisa mais comum do que se imagina ,quem nunca se viu chamando algum amigo de gordinho baleia ,ou aquela amiga alta e magra de poste ou bambu, mesmo que sem querer ou por brincadeira . SIM o bullying é realidade ,não só na escola como em todos os segmentos da sociedade . A melhor solução para esse mal é a própria prevenção – palavra meio pesada para esse assunto mas... - pois é muito mais fácil não estigmatizar as pessoas do que curar essas feridas que podem os acompanhar durante toda sua vida.

    IERP
    alunos : Filipe Emanuel e Thabata Muniz
    CN 3009

    ResponderExcluir
  26. Existem coisas e pessoas que nos roubam, e outras que nos devolvem!
    O bullying é uma dessas coisas, uma dessas maneiras de nos perdemos e sermos roubados. Como futuros educadores é nosso dever prepararmo-nos para saber agir diante de tal situação, é difícil dizer o que fazer diante do mesmo, afinal cada caso é um caso. Só podemos afirmar que a seriedade deve fazer parte das atitudes que serão tomadas, mas é fato que o professor em sua postura de educador deve conversar sempre de forma aberta e franca com seus alunos alertando-os do mal que pode ser causado pelo bullying, trazendo esse assunto de forma didática, afinal é um assunto sempre muito presente no cotidiano escolar, é tão presente que muita vezes é até iniciado por um professor, o professor propositalmente ou não as vezes rotulam seus alunos.

    IERP
    ALUNAS:ANA CAROLINE E LUANA ARAÚJO
    TURMA:CN-3009

    ResponderExcluir
  27. Eu organizaria uma palestra que conscientizassem os alunos sobre a importância de não haver o bullying nas escolas, pediria para que os meus alunos fizessem uma pesquisa ampla sobre o assunto, na qual, eles teriam de se reunir em dois grupos e teriam de debater sobre isto tendo como auxílio a minha ajuda. Só assim, eles teriam total compreensão sobre o assunto, afim de demostrá-los as consequências negativas causadas com as pessoas que são vítimas desse tipo de ''brincadeira''.
    IERP-ALUNA:AMANDA XAVIER DA SILVA, CN:3008

    ResponderExcluir
  28. seria necessário um esclarecimento sobre tal atitude (buling) e sobre seus efeitos na vida de quem sofre tais "agressoes".Uma palestra com a participaçao de todos também seria um ótimo recursos e se possivel convidar profissionais que entendem e conhece do assunto. Fazer também com que os pais de alunos tenham conhecimento deste assunto, para que os mesmos possam orientar corretamente seus filhos.

    Beatriz Xavier e Thaís Santos, 3008.

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. Para mim é um exagero o que está acontecendo,toda e qualquer brincadeira se classifica como BULLYING.Devo concordar que existem casos qeu transbordam os limites do bom senso e do respito ao próximo,e esse sim deve ser punido!
    Não devemos ficar calada diante de situações que não nos agradam,mais também não devemos querer resolver o assunto por conta própria, que e o que vem acontecido .As pessoas ficam com vergonha de falar o que estão passando e acabam brigando com os colegas e até matando por conta do bullying.

    Alunas:
    Tayssa Kenlle
    Yêda Verônica
    Turma:3008

    ResponderExcluir
  31. Eu posso dizer que esta violência que tem desencadeado uma indignação constante no meio da nossa sociedade só tem trazido um conflito que tende a fica pior. Eu acho que desde criança deve-se trabalha o respeito pelo outro,o s valores estão se perdendo no seio famíliar,as crianças estão sendo criadas de maneira inresponsável,muita das vezes não tem quem as oriente e as deem limites.Sabemos que muita das vezes esta violência é copiada e reproduzida ,e é triste ver como certas pessoas se deliciam com o sofrimento dos outros . Cada ser tem sua essência e seu jeito de ser e não merecem ser julgados por um tribunal injusto,que é estruturado por pessoas sem valores morais e éticos.Pessoas que causam qualquer tipo de violência,sendo ela física ou verbal deveriam ter em mente que eles também poderão um dia ser vítimas da mesma violência ,e isto sempre continuará acontecendo se as pessoas não começarem a perceber que é preciso que ocorra uma harmonia entre as pessoas.É preciso ter respeito entre as pessoas,precisamos nos suportar...senão aonde vamos pará....
    I.E.R.P
    CN -3008
    Aluna : Raquel Muniz da Silva

    ResponderExcluir
  32. O bullying é uma forma de discriminação e agressão física, verbal, emocional, racista ou sexual que acontecem frequentemente na escola. Muitas vezes, os jovens começam com uma brincadeira, mas depois acaba se tornando uma ação muito grave e as pessoas que cometem esta geralmente reparam ou não sentem o que estão fazendo e muitas outras sabem e continuam realizando por maldade ou por conviver num ambiente que outras pessoas fazem e aceitam este tipo de atitude. Existem ainda, casos do bullying com portadores de deficiência, isto acontece frequentemente por ignorância das pessoas que cometem esta conduta, pelo fato da deficiência ser algo muito desconhecido pela nossa sociedade, mesmo com tantos meios de informação ou alienação. ISSO É UM ABSURDO!! Raramente houve se falar no bullying seja na escola, nos meios de comunicação, em grupos informais ou até mesmo dentro de casa. Será que isso acontece pelo fato das pessoas terem medo de falar, por ter sido vitima deste ato? Ou será porque se falar, poderá ser julgado pelos que estão em sua volta? Ou será por não saber falar, por não conhecer o assunto? E, ou até mesmo cometer esta ação? Em referência ao bullying no ambiente escolar temos a questão dos professores ou outros funcionários assistirem e até cometerem-no. Onde será que está o erro? No sistema, na escola, nas pessoas que compõem-na ou em todos. Como professorandos(as) e seres humanos, será que queremos formar cidadãos cada vez mais despercebidos e/ou afastados de querer o bem ao nosso semelhante? Para ter uma concretização dos nossos objetivos temos que refletir no nosso eu interior e nas nossas verdades. Quem somos ou do que sabemos para julgar os demais? Devemos ressaltar, que como uma proposta de trabalho coerente e eficiente que tanto prezamos devem ser incluídos as diferenças pois o diferente somos cada um de nós. Pois a cada dia é uma nova aprendizagem e se renova nossa vida. Não modificamos ninguém apenas incentivamos, então, como professoras queremos adotar como proposta detrabalho a realidade de todos os alunos, porque queremos ser inesquecíveis na vida de cada um. Por isso, trabalharia com essa questão, através da reflexão dos alunos em relação a conduta, faríamos grupos para cada bimestre trabalharem com temas a partir de nossas ações e uma ligação através de
    entrevistas entre funcionários e alunos e muito mais que só o momento vai n os dizer. Sabemos que não podemos mudar o mundo, porém também sabemos que podemos contribuir para melhorá-lo.


    IERP
    Alunas: Laíssa Rodrigues
    Nathália Barbosa
    Turma: Cn- 3009

    ResponderExcluir
  33. É fato que o Bullying faz parte de um dos diversos problemas sociais que vem aumentandona nossa sociedade.
    O respeito mútuo é cada vez mais extinto o que faz com que as pessoas menosprezem,humilhem as outras.
    Na escola principalmente o trabalho deve ser a a partir de conscientização feita de forma séria e "forte".
    A verdade nua e crua deve ser exposta por meio de vídeos que tratam sobre vítimas de Bullying que chegam ao sofrimento extremo e cometem suicidio.
    Acredito que só com um trabalho realmente "realista" o problema possa vir a diminuir.

    Instituto de Educação Rangel Pestana
    Jenifer Cabral Silva 3008 CN

    ResponderExcluir
  34. Bullyng? Eis a questao, muitas vezes pessoas sofrendo por causa do bullyng e por medo de ser rotulada, se isolando com isso acaba prejudicando seu rendimento vai ficando baixo, quase nao tem frequencia (na escola, no trabalho), quando vai fazer um trabalho em grupo nao consegue se expor.Nao devemos deixar o Bullyng passar como nao se fosse nada, vamos tentar fazer o maximo para que isso diminua!

    IERP
    Aluna:Thaís Macário Ignácio
    Turma:3007

    ResponderExcluir
  35. - O Bullyng esta presente em todos os lugares, graças a esta sociedade agressora que vivemos. Os criadores das piadinhas , dos apelidos dentro da escola, são na maioria das vezes daquele mais engraçado da turma, a fim de se tornar mais popular, mais admirado entre os outros palhaços que os cercam. Deve se haver mais palestras a respeito desse assunto dentro das escolas , para se acabar com estes preconceitos, e fazer com que os ''defeitos'' que os agressores encontram esteje a favor do agredido, como por exemplo, pedir ao negro que conte sua cultura as colegas de classe e assim por diante .
    Será que serão precisos crianças e jovens morrerem pra que os poderosos governantes enxerguem esta cruel realidade ?

    IERP
    Fernanda Cardoso da Silva
    Turma: CN 3008

    ResponderExcluir
  36. [b]Infelizmente isto acontecee não só por parte de alunos mas também de alguns professores.Tive que mudar o meu filho que tem 8 anos de professora por causa disso. A professora fez uma brincadeira de mau gosto e todos riam dele, foi um dever na sala de aula em que ele teria que escrever o seu nome com adjetivos em todas as letras.O Nome dele é Nathan e ele não lembrando das qualidades escreveu: Navio, tonto e hipopótomo.Ela leu o seu dever para todos bem alto: Nathan você é navio? você é tonto? você é hipopótamo? E ele disse que cada vez que os outros riam ela continuava. Ele chegou em casa chorando e não queria ir mais para a escola.Felizmente ele não ganhou apelido mas ela contribuiu muito pora isto.

    IERP- ALDENISE CARDOSO
    TURMA:CN 3008
    6 DE JULHO DE 2010

    ResponderExcluir
  37. O bullying é algo extremamente normal de se acontecer nas escolas hoje em dia.Os alunos não tem o menor respeito pelas diferenças alheia com isso eles acabam por fazer ou receber os atos violentos causados pelo bullying.
    Acho que uma das maneiras de acabar ou amenizar esse problema na escola é se trabalharem esse assunto através de palestras ,debates e conversas com os pais,e mostrar para os alunos como isso é prejudicial tanto para quem faz como para quem recebe.
    Assim todos perceberam que esse não é um problema só da escola e sim de toda sociedade.
    IERP
    ALUNAS:THAILANE CRISTINA BEZERRA,
    VERÔNICA SILVA BATISTA
    turma cn3007

    ResponderExcluir
  38. Sabe qul é o grande problema do bulling??
    é que ninguém está isento de sofrer desse mal.muitas vezes o proprio professor sofre com o bulling, mesmo sendo preparado para lidar com isso, mesmo sabendo que isso existe, mesmo sabendo que qualquer um pode ter bulling. portanto não posso dizer aqui o que eu faria ou deixaria de fazer para acabar com este mal. o que posso fazer é estudar muito a respeito, e me preparar para poder lidar com a situação.

    I.E.R.P
    ALUNA:CAMILA MORAES ATHANAZIO

    ResponderExcluir
  39. Olá a todos.Excelente matérial! Eu estudei francesa na plataforma https://preply.com/pt/Valencia/professores--francês. Além dos professores locais, quem está disposto a ter aulas online também pode encontrar tutores em outros países
    Eu estou procurando mais opções de formação. PoDE me Ajudar?

    ResponderExcluir