terça-feira, 27 de abril de 2010

A Aula de hoje é...

Podemos perceber que hoje muitos professores, mesmo possuindo a possibilidade de criar em suas aulas, ainda se prendem as características formais da sala de aula, onde o conteúdo é expresso em uma lousa e simplesmente explicado como se fosse algo distante dos aprendizes. Esta imagem relata exatamente isso. A figura central é o saber do educador, já os alunos são aqueles que DEVEM prestar atenção ao que o professor diz. No entanto, o espaço - tão propicio ao desenvolvimento do saber é deixado de lado

40 comentários:

  1. O que podemos perceber é que os professores ainda estão presos nas salas de aula, e nao percebem que poderiam criar aulas mais interativas, e que desenvolvecem a relação entre o professor e o aluno, para que possa ter uma relaçao em que não só professor fala mais que o aluno tambem exponha seu pensamento,e para que tambem os alunos possam conhecer outras realidades fora da sela de aula.


    INSTITUTO DE EDUCAÇÃO RANGEL PESTANA
    ALUNA:TAYSSA KENLLE BEZERRA DA SILVA
    TURMA:CN 3008 TURNO:2

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  2. Muchas veces ocurre situaciones parecidas en nuestras clases.Tenemos la impresión que estamos "arrasando" y los alumnos estan así, con esa "cara" de paisaje...

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  3. Muitos professores se prendem em montar uma aula, só aquela coisa tradicional, esquecendo-se dos recursos que estão a sua volta, podendo deixar as coisas mais dinâmicas fazendo uma aula pratica, e assim os alunos aprendem mais facilmente.
    Os professores precisam deixar que os alunos participem mais, pois ainda existem muitos que só ele que fala e o aluno só escutam , tem que haver uma troca de informações, de saberes.

    IERP,Aluna:Júlia Elizabeth Alves de Lucena
    Turma:CN-3009

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  4. Os professores possuem habilidades para criar e elaborar aulas dinâmicas,na qual os alunos vão poder interagir com o mesmo expondo as suas opiniões a partir de um assunto abordado pelo professor.
    Na maioria das vezes, não é bem isso que ocorre nas salas de aula, o professor fica preso a recursos ultrapassados e não variam suas estratégias de aula, fazendo com que os alunos não falem sobre suas experiências anteriores no qual se houvesse uma interação, haveria uma troca recíproca de informações que iriam ampliar os conhecimentos de ambos.
    IERP CN:3008 NOME: AMANDA XAVIER DA SILVA

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  5. O professor deve suscitar o raciocínio dos alunos fazendo deles seres participantes, significantes e reconhecedores de suas utilidades nas aulas, aplicando o que já sabem ao que irão aprender.
    E para conseguir isso o professor não pode simplesmente fazer de sua aula um "monólogo". Ele tem de perceber que os recursos do meio em que os cercam são indispensáveis na execução do trabalho, pois se não reconhecer isso haverá aprendizagem baseada apenas em explicações. E realmente será aprendizagem? Aí eu não sei.
    IERP CN 3009 Aluna: Yasmin Calheiros.

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  6. Os professores hoje em dia se prendem tanto dentro da sala de aula e nas atividades que devera passar, que esquecem que os alunos precisam expor suas opiniões e raciocinar sobre uma determinada atividade.Além disso todos os alunos tem capacidade suficiente para poder aprender e desenvolver qualquer tipo de desafio dentro de uma sala de aula.Mas não é o que alguns professores pensam.O que alguns professores pensam é que os alunos não tem capacidade de realizar atividades sozinhos e que por isso precisam de ajudar,esses são professores tradicional.Já os professores da escola novista procura ajudar os alunos mas de uma forma diferente como trazendo atividades que leve_os a raciocinar e interpretar e interagir com os outros,é através da troca de conhecimentos que o professor aluno aprendem juntos.
    Na realidade o que os professores deveriam fazer é buscar do aluno as coisas que já sabem e aproveitar as experiências vivênciada por eles, para assim conseguir elaborar um planejamento de aula de acordo com a realidade dos alunos e conseguir elaborar atividades que utilizara ou não recursos para que todos tenham uma aprendizagem eficaz.

    I.E.R.P
    nome: Nathalia Marina do Carmo Gomes
    turma: cn 3008

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  7. o que o desenho mostra é uma realidade...Pois mesmo com toda essa ênfase de "escola nova",muitos profissionais continuam utizando métodos antigo,e que,sabe que estão ultrapassados!
    Pior ainda são aquelas instituições e profissionais que pregam algo e praticam outra coisa coisa completamente oposta aquilo que havia pregado...ou seja pior ainda são aqueles profissionais e instituições que dizem ser escla novista e são completamente tradicionalista!

    I.E.R.P
    Nome:yêda Verôniva de Pina
    Turma:cn3008

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  8. O desenho certamente nos mostra a realidade que por incrível que paressa ainda ocorre muito nos dias de hoje,a professora tem em sua volta todo um recurso para proporcionar aos alunos uma aula mais ativa,pela qual eles iriam enteragir e se enteressar muito mais, mais ao envez dela aproveitar este recurso ela simplesmente finge que ele não serve para nada e o ignora completamente,e torna a aplicar o seu método tradicionalista fazendo com que sua aula seja baseada somente em explicações pela qual os alunos são praticamente obrigados a prestar atenção para poder compreender.Isto infelizmente ainda retrata nossa realidade,mais nós futuras educadoras temos que nos focar, para acabar com esse tipo de método temos que fazer com que nossos alunos sejam alunos ativos e não passivos .

    I.E.R.P
    nome:Vanessa dos Santos Souza
    Turma:cn 3009

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  9. Infelismente, esta é uma realidade nos dias atuais, onde professores ainda aplicam métodos tradicionais usando giz e quadro negro e o ensino é mecanizado sendo o professor dono do saber sem levar em consideração que os alunos trazem uma bagagens de conhecimentos.Seria mais interessante se os alunos fossem mais participativos e ela explorasse a natureza em sua volta.
    I.E.R.P
    NOME:Aldenise Cardoso
    TURMA: CN 3008
    17 de Maio de 2010

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  10. Muitos professores estao presos em métodos tradicionais, onde poderiam estar trabalhando métodos escolanovista, professores de hoje em dia ensinam para as crianças que b+a= ba exercicios de deecorebas por isso que muitas crianças passam para a 3ª serie sem saber ler, culpa dos professores que nao deixaram essas crianças desenvolverem sua criatividade. Os alunos tem que ser ativos, e nao passivos como muitos sao hoje em dia.

    IERP
    Thaís Macário Ignácio
    CN: 3007

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  11. É bastante decepcionante ver a realidade em que nos encontramos, onde há recursos para serem realizadas aulas dinâmicas e mais atrativas, mas não são. Muitas das vezes o professor fica preso apenas ao quadro e o giz e acaba jogando fora experiências maravilhosas que ele poderia trazer á seus alunos maneiras mais divertidas e prazerosas de ser aprender.

    Instituto de Educação Rangel Pestana.
    Aluna: Maristane de Oliveira Pinheiro
    Série: 3º ano
    Turma: CN-3008
    Turno: Tarde

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  12. É impressionante como a mesma ficurinha aparece várias vezes no pacotinho da banca de jornal. Temos à nossa disposição tantas novidades, tantas informações que são super valiosas mas que infelizmente, em pleno século, são ignoradas e substituídas por meios de ensino tão ultrapassado e ineficaz como este. A cada dia que passa a sociedade em que estamos vivendo evolúi tanto no seu meio de comunicaçãos, mas alguns professores parecem que insistem em continuar com esse métodos ultrapassados, pararam no tempo e não há nada que os façam andar e enchergar que o mundo está lá no futuro e que ele está parado.
    Não generalizando a questão, mas é sempre por causa dessa "minorias" que os professores são tão menosprezados e desvalorizados em nossa sociedade. Quando se julga, ninguém leva em consideração aqueles que estudaram, buscaram, perderam noites de sono adquirindo conhecimento para tornar as aulas algo mais prazeiroso para seus alunos. Não se leva em consideração os que buscam métodos construtivistas, os que fazem cursos de 'atualização', os que ficam horas ou dias lendo vários livros diferentes que trazem ajudas sobre como melhorar seus métodos de ensino, horas que muitos outros estão gastando assistindo novela ou tomando uma gelada no bar com os colegas depois do espediente do trabalho. É exatamente por causa dessas coisas que nós, que somos os professores do futuro, ensinando às novas gerações, colaborando para que elas tenham uma vida mas feliz, satisfatória e evoluída em todos os aspecos, é exatamente por isso que temos a OBRIGAÇÃO de fazermos diferente, fazer com que eles sejam educados em métodos evolucionários e revolucionários, para que eles possam fazer diferente no mundo no qual a mesmissie é a maioria.

    "Educando no presente os que farão a diferença no futuro"
    Autor: Desconhecido.




    I.E.R.P
    Thaísa da costa Domingo.
    Turma: CN - 3007.
    Tarde

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  13. Este comentário foi removido pelo autor.

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  14. Foi uma charge que além de engraçada, demonstra que muitas vezes não está havendo a prática da nova teoria,a escolanovista, nas salas de aula.
    Muitos professores tem em mãos os recursos necessários para desenvolver aulas dinâmicas e interativas, mas por despreparo,falta de incentivo ou por costume de método tradicional, não conseguem desenvolver um trabalho diferenciado que exerça atividades verdadeiramente ativas, onde os alunos tenham o oportunidade de vivenciar o conteúdo q está sendo aplicado.
    CN 3008 Fabiana da Conceição Sales

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  15. Esta Charge me fez refletir sobre dois aspectos;
    1º o professor que tem diversas possibilidades de tornar o conteúdo mais atrativo e não o faz; 2º O aluno,que acaba por também se sentindo desmotivado a continuar a se interessar por determinado assunto.
    É impressionante como características passadas ainda prevaleçam em nossa sociedade,neste caso, foco a educação, que mesmo com tantas teorias que buscaram melhora-lá,me parece que as coisas andam de mal a pior.
    É fácil dizer que as novas gerações não querem aprender, mas também não percebem que eles até gostariam de aprender sim, mas de forma diferente.
    Usando o exemplo da Charge, porque usar um desenho da árvore se seria muito mais prazeroso os alunos poderem tocar, sentir uma árvore?Que pudessem tentar sozinhos indentificar em diferentes árvores as partes da mesma?
    É tedioso passar todo o tempo dentro de uma sala de aula somente ouvindo o professor falar ou não ultrapassando os limites do livro didático.É preciso mais.
    A cada nova geração, se as coisas não se modificarem, a prática docente será mais dificil.
    Estamos em uma era de informatização, de tudo mudar muito rápido,por isso a educação tem que se modificar também porque por enquanto seu futuro não está claro.

    Instituto de Educação Rangel Pestana.
    Jenifer Cabral Silva CN 3008

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  16. É impressionante a limitação da sala de aula, afinal das contas, não aprendemos a ser professores que dá dinamismo as aulas? Porém quando nos deparamos com a realidade a dinâmica que tanto sonhamos vai por água abaixo, por isso é importante não desistir e amar a profissão, pois só assim estaremos abertos a novos horinzontes, isto é, a novos conhecimentos e realidade.

    IERP- CN: 3007
    Aluna: Catiene de Andrade Felix

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  17. Concordo plenamente com alguns comentários acima, alguns dos professores que se formaram antes da mudança para a escola novista, não conseguem ou não querem adquirir novas possibilidades de ensino, entretanto podendo mudar o seu plano de aula monótono, para um plano de aula mais dinâmica, fazendo com que seus alunos participem arduamente da aula, pensando, discutindo sobre suas idéias, eles preferem manter o mesmo jeito de lecionar de séculos atrás.


    IERP- ALINE DA COSTA BONFIM- CN-3007

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  18. Concordo com os comentários que foram feitos até agora. Os professores ainda estão muito acomodados,muito presos ao tradicionalismo e não fazem nada para mudar isso.
    Como o exemplo do desenho mesmo mostra.Ali ja tem as arvóres para que ele precisa de uma lousa para dar a aula. Ele pode usar o recurso da propria natureza, fazendo com que os alunos interaja junto com ele. Que os alunos vejam de perto, que toque na arvòre, que façam perguntas.
    Vamos mudar o tradicionalismo um pouco ne gente, isso esta mais do que manjado.
    Nos futuros educadores/professores temos que formar alunos ativos e criticos.
    Desse modo as aulas acabam se tornando monotonas...

    IERP
    Aluna: Suelen Costa da Conceição
    Turma: CN 3009

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  19. Olá, como “dói” ver uma aula tão conteudista. Eu como bióloga, não tenho a pretensão de formar “cientistas”, mas acredito que devemos aproximar, ao máximo, nossas aulas a realidade dos alunos, fazendo com que ele encontre sentido no que esta sendo ensinado, só assim haverá aprendizagem. Beijos a todos. Elaine Marques.

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  20. andressa nascimento
    turma cn-3008
    IERP

    por mais que muitos professores tentem não conseguem se livrarem de alguns antigos metodos
    nessa imagem essa professora tinha muitas arvores reais ao seu redor ela poderia ensinar os alunos com arvores reais acho que eles se interessariam muito mais em aprender.
    muitos professores sao cheios de saber dentro de si porem nao sabem transmitir aos alunos por nao abandonarem metodos que eles sabem que nao dao certo.
    na minha opiniao uma coisa leva a outra o meio social em que vivemos acaba nos dizendo que temos que seguir coisas antigas como o metodo tradicional os docentes ja estao acostumados a lecionar tradicionalmente talvez nos futuros docentes consiguiremos aplicar novos metodos com mais facilidade por estarmos em contato com esse novo metodo constantemente.

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  21. nós dias de hoje os professores ainda se prenden as formas antiga de encinar não buscam outras formas para fazer o aluno se prender a aula de uma maneira mais interesante, eles poderiam inovar o modo de ensino.

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  22. Ainda hoje a coisa mais comum de se encontrar são professores extremamente tradicionalista, não porque defendem esse pratica ou porque acreditam que esse sistema é melhor, infelizmente é porque são professores acomodados, pois aulas totalmente conteudistas são mais faceis, no entanto esse tipo de professor se esquece que aulas mais dinamicas e mais real são muito mais prazerosas tanto para o educando quanto para o professor.
    O aluno precisa ver, tocar, ouvir, mas principalmete identificar isso como sua realidade, como algo que tem utilidade e que lhe de prazer.
    Vivendo uma realidade como essa só nos cabe encara-la de frente e não cometer os mesmo erros, nem como professor de ser tão acomodado e sem criatividade, e nem como alunos aceitando tal pratica de nossos educadores.

    IERP
    Luana Araújo de Moura
    Turma: CN 3009

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  23. Este comentário foi removido pelo autor.

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  24. Mesmo com todo o avanço tecnológico e toda mudança no sistema de organização educacional ao longo do tempo, ainda nos deparamos com diversos tipos de situações semelhantes .. Então cabe somente ao professor investigar qual método de ensino serve para transformar a informação em conhecimento. Tarefa que deve ser constante , de acordo com o perfil da turma, dos alunos e do ambiente ao qual estão inseridos.A ferramenta essencial do professor é a aula, o importante para que ele chame a atenção dos alunos, é utilizar a ferramenta mais adequada.E principalmente , dando oportunidade ao aluno a estimular seu raciocínio. Afinal "aprender sem pensar é tempo perdido ".

    IERP
    Bruna Bordalo Silva
    turma: CN 3008

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  25. Este desenho mostra que esta professora quis fazer algo novo para seus alunos, pois saiu da sala de aula e os levou para um passeio, porém ela mudou o local da aula, mas não mudou a sua postura diante dos mesmos , ao invés de utilizar os recursos que estão ao seu redor para explicar as partes das árvores, ela preferiu usar um quadro com um desenho de uma árvore. Assim como esta professora alguns professores de hoje em dia, ainda permanecem com esta postura de professor tradicionalista, sem ser importarem com os seus alunos e sem utilizarem os recursos necessários para proporciona- lhes uma boa aprendizagem. Desta forma esses professores definitivamente perdem seu tempo dando aula, pois só
    falam e seus alunos não aprendem, e muito mal decoram para fazerem a prova.



    IERP
    Viviane de Jesus Homen
    Turma: 3009

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  26. Eu achei esta charge totalmente sem nexo. Eu sei como é a postura do profissional da educação ao adotar a Tendência da pedagogia liberal, a Escola Tradicional. Mas não é bem assim, a professora tradicionalista adota este método dentro de sala de aula onde o aluno é apenas um receptor de conhecimentos e ela é a “dona” do saber, fazendo isso, ao confinar o ensino em sala de aula estará, isolando os alunos do “cheiro” do mundo e dos estímulos da vida. Por isso, já que ela quer que o aluno seja passivo, ela jamais irá tirá-lo de dentro de sala de aula sabendo que se ela for ensinar fora da mesma , irá ter que adequar sua postura e conseqüentemente seu método de ensino de acordo com o ambiente em que ela estiver trabalhando.
    Agora, falando da forma do ensino aprendizagem que a professora desta charge exerce, ela não está permitindo que o aluno aplique seus esquemas mentais ao conteúdo para facilitar sua compreensão já que ela está no meio de uma floresta, assim garantindo uma aprendizagem mais duradoura e real.





    IERP
    Aluna: Thaynar Cristian
    Turma: cn 3009

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  27. as escolas devem inovar seu modo de ensinar para que nada fique tradicional demais , devemos trazer sempre algo novo para que chamemos a atenção de nossos alunos.

    susana Justen dos Santos T: 3007

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  28. O texto acima mostra a pura realidade do cotidiano escolar. Mesmo com tantos recursos a disposição do professor como é o caso da imagem, ele se prende muito a rotina esquecendo-se de que o espaço pode oferecer aos alunos muito mais motivação, criatividade e uma melhor aprendizagem, tornando aquele passeio significativo para sua vida.

    Obs:para acrescentar, discordo da opinião de Thainar, acho que ela não soube interpretar o texto, pois levou muito ao pé da letra, e sua opinião está muito decorada do livro de didática geral, a parte final do comentário dela até que ficou um um pouco coerente, o que quero discordar é o fato de que a charge é apenas uma crítica, não está dizendo que toda professora “tradicionalista” leva seus alunos a floresta por exemplo e dá aula no quadro ( até porque professores “tradicionalistas” não fazem aula passeio!)...É apenas para ilustrar e refletir.

    IERP
    ALUNA: ANA CAROLINE FERNANDES PIRES
    TURMA:CN-3009

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  29. Hoje muitos professores continuam com a mesmice da utilização do quadro, isto significa o aluno sentado, copiando e passivo; já professor em pé, possuidor do saber organizado e o centro do processo educativo. É importante também mencionar a falta de vontade de alguns professores em criar suas aulas, sendo estas rotineiras e sem aprendizagem significativa e/ou até mesmo não prazerosas para os educandos. Na verdade, os planejamentos e as ações destes professores devem proporcionar aos alunos o contato direto com o objeto estudado, desse modo, estes atuarão sobre o conteúdo de maneira reflexiva, crítica e investigativa. Quando o aluno atua de forma ativa na aprendizagem, o saber se interioriza cada vez mais no decorrer de sua vida, em que este usufruirá nos devidos momentos.

    Instituto de Educação Rangel Pestana.
    Alunas: Laíssa Rodrigues
    Nathália Barbosa
    Turma:CN- 3009

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  30. A tira retrata infelizmente a postura de muitos educadores em nosso ambiente escolar,pois obtendo diversas maneiras de estimular a participação ativa dos educandos eles simplesmente ignoram estes recursos tornando assim uma aula que poderia ser construtiva, por uma aula pela qual os alunos se tornam alienados e passivos.

    I.E.R.P - cn3009
    aluna:Renata de Melo Silva

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  31. Ao ler este texto, podemos perceber que a maioria dos professores tem dificuldades de ousar em suas aulas ;de utilizar diferentes recuros para dar mais envolvimento ao que está sendo ensinado.E há também aqueles que temtam utilizar diferentes formas de ensinar mas no fim continua preso a forma tradicional de sempre,pois não conseguem se desprender dos métodos que os mesmos aprenderam para "como ensinar".

    IERP. CN3008
    Alunas:Beatriz Xavier e Thaís Santos Lima Alves

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  32. O texto relata uma visão tradicional do modo de ensino, pois a professora aderiu ao quadro deixando de lado os recursos em vista.
    Isso é muito comum nas salas de aula, pois mesmo podendo estimular os alunos com aulas expositivas, os professores preferem fazer o uso do método tradicionalista.

    I.E.R.P - 3008
    alunas:Camille de Medeiros, Maiara F. Nunes e Mayara F. de Araújo.

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  33. Na teoria, todos nós pretendemos fazer a diferença. Mas a prática é bem mais complicada do que parece. Fazer a diferença é como nadar contra a corrente. As pessoas sabem que é importante mudar, porém enfrentar as dificuldades apavora, principalmente, aos que não se acham capazes.
    Na verdade, muitas vezes, não é o desafio que impede a dinâmica, a inovação na sala de aula, mas sim o comodismo. É muito mais fácil planejar uma aula "técnica", que sugira apenas explicações mecânicas, do que planejar uma aula dinâmica que faça o aluno entender e se interessar pelo assunto.
    Precisamos inovar. Sei que é difícil, mas também sei que não é impossível.

    IERP.
    Aluna: Caroline de Paula Dias.
    Turma: CN 3007

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  34. O que se entende por inovação? Inovar pode não ser sair da sala de aula e levar os alunos para uma aula passeio para que aprendam sobre algum conteúdo externo. Pode-se inovar -para começar- fazendo modificações dentro da própria sala de aula desde que se leve conteúdos atuais, verdadeiros, interessantes.
    Muitos podem pensar que essa inovação a qual me refiro, é plantar um feijãozinho no copinho descartável para que os alunos possam visualizar o desenvolvimento da planta. Não é isso. Mas sim fazer uso do que se tem à mão, já que não são muitas as escolas que têm capital para aulas passeio, ou um laboratório disponível para que os alunos possam fazer experiências. Concordo com a Carol, da turma 3007 quando ela diz que o professor precisa querer mudar a situação de monotonia em sala de aula, para que de fato ocorram mudanças.
    Se a ideia é melhorar a qualidade de ensino, por que não fazer uso do que se tem à mão? Não é possível que nos dias de hoje, com as possibilidades de pesquisas tão avançadas, o professor tenha a cara de pau de dizer que não tem dinheiro para fazer um curso para aprimorar seus conhecimentos e pior: que isso seja desculpa para um ensino “manjado”.
    Isso não pode continuar assim. Futuros professores vamos mudar essa situação!!

    IERP
    Juliana Rodrigue Machado
    CN 3007

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  35. Nós ouvimos frequentemente dos nossos professores para se adotar a postura escolanovista , porém todos os dias nos deparamos com professores tradicionais ,que permanecem nessa concepção as vezes sem perceber , por preguiça de inovar.
    Hoje com televisão, computador, musica quando quiser pelo celular MP1, MP2, MP3 ,MP4 E ETC, os alunos muitas vezes não sentem prazer em estar em um ambiente escolar , por falta de vivenciar experiencias, vivenciar realidade, que sabemos bem que é o melhor jeito de ensinar e aprender. Precisamos estar atentos em todos a aproximarmos sempre a teoria da pratica, e assim formarmos verdadeiros alunos .

    IERP
    Fernanda Cardoso da Silva
    Turma: CN 3008

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  36. Hoje em dia depois de tantas mudanças tecnológicas, depois de vários métodos feitos por educadores que não são tradicionalistas e que mostram que o melhor meio de se ensinar e através da relação professor-aluno em que o aluno diz o que pensa (o que entendeu sobre determinado conteúdo) e o educador tira suas dúvidas, tem profissionais que continuam com esses métodos tradicionalistas, talvez seja porque não gostem de serem questionados pelos alunos ou que tem preguiça de dar aula eficiente, dar uma aula em que o aluno aprenda de verdade e leve o que aprendeu para o resto de sua vida.

    Ierp
    aluna: Thailane Cristina Bezerra
    turma: CN 3007

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  37. ESSA CHAGE RETRATA O QUE ACONTECE COM BASTANTE FREQUÊNCIA NOS DIAS ATUAIS,NA CHAGES PUDE NOTAR QUE A PROFESSORA MUDOU SOMENTI O LOCAL DE ENSINO, MAIS O CONTEÚDO FOI PASSADO NO MÉTODO TRADICIONAL, MAIS MUITA DAS VEZES PROFESSORES SE ACOSTUMAM COM O MÉTODO TRADICIONAL E AS VEZES É POR ACOMODAÇAO MESMO ,MAS PARA MIM ESSA CHARGES ME SERVIU DE ALERTA ,POIS NÃO BASTA MUDAR SOMENTO EM UM PONTO COMO A PROFESSORA FEZ , MAS TEMOS QUE INOVAR PROCURA NOVAS PROPOSTAS MAS INTERESSANTES PARA O EDUCANDO.

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  38. ESSA CHAGE RETRATA O QUE ACONTECE COM BASTANTE FREQUÊNCIA NOS DIAS ATUAIS,NA CHAGES PUDE NOTAR QUE A PROFESSORA MUDOU SOMENTI O LOCAL DE ENSINO, MAIS O CONTEÚDO FOI PASSADO NO MÉTODO TRADICIONAL, MAIS MUITA DAS VEZES PROFESSORES SE ACOSTUMAM COM O MÉTODO TRADICIONAL E AS VEZES É POR ACOMODAÇAO MESMO ,MAS PARA MIM ESSA CHARGES ME SERVIU DE ALERTA ,POIS NÃO BASTA MUDAR SOMENTO EM UM PONTO COMO A PROFESSORA FEZ , MAS TEMOS QUE INOVAR PROCURA NOVAS PROPOSTAS MAS INTERESSANTES PARA O EDUCANDO


    JÉSSICA DA SILCA RAFAEL PEQUENO TURMA:3009

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  39. Olha o modelo da escola radicional ai né!?
    a imagem mostra que o professor tradicionalista será sempre tradicionalista não importa o lugar onde ele esteja dando aula.
    O fato não é explicar o que é uma arvore?
    então não é para se dizer as partes da arvore, mas sim o que é e para que serve aquilo, de uma maneira que os alunos possam manusear (o ambiente é propicio para isso)e saber de fato o que é uma arvore além do caule e as folhinhas existentes nela. este é o grande erro dos professores tradicionalistas, é acharem que são o centro de tudo ou seja aquele que SABE e o seus alunos seres não pensantes ou seja aqueles que NÃO SABEM. que são uma tábua rasa pronta para decorar toda a informação ali inserida. mesmo tendo todo o preparo para uma sociedae educacional menos tradicionalista ainda há hoje em pleno século XXI esse problema.

    I.E.R.P
    ALUNA:CAMILA MORAES ATHANAZIO
    TURMA:CN- 3008

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  40. Achei super interessante a figura,pois neste caso a professora quis inovar sua aula ensinando sobre o tema ao mesmo tempo em que observam o ambiente ao seu redor,ou seja uniu o útil ao agradável.

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