segunda-feira, 8 de março de 2010

Minha eterna Professora....



Clique na imagem para ampliar!

65 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. os alunos pensam que os professores são somente professores,como prova disso darei um exemplo.
    nenhum aluno consegue chamar seu professor pelo nome quando o ve fora do ambiente escolar.
    os alunos sempre veêm seus professores como autoridade/superioridade por isso nao conseguem o chamar pelo nome fora ou dentro do ambiente escolar e permanecem o chamando de professor.



    andressa cn:3008 ierp tarde.

    ResponderExcluir
  3. Esta tira revela a realidade do professor que trabalha com o método e forma tradicionalista, autoritarismo. Este, muitas das vezes, é um caminho difícil a ser norteado, pois ser um professor autoritário, na concepção tradicionalista, é ser o detentor do saber, ou seja, não há uma interação lúdica entre professor e aluno.
    Então, partindo do texto em tira e do parágrafo acima, quando chega uma situação como esta, do professor fora de sala de aula como qualquer outra pessoa, fora da sua vida profissional, o aluno quando o vê leva um impacto. Pois, para o pensamento do educando o professor é o mesmo dentro de sala de aula e fora dela, esquecendo-se que ele é um ser humano normal como qualquer outro.
    Temos que compreender que os métodos tradicionalistas não estão apenas no passado, mas encontra-se sim num nível bem elevado da nossa sociedade atual. Dessa forma, muitos professores ainda encontram-se como o “centro do processo educativo”, só passando o que sabe, não deixando seu aluno construir, questionar ou opinar. Com essa situação o aluno se restringe e reprime-se, a se relacionar com o seu professor, ou seja, o diálogo torna-se um elemento distante nesse processo.
    Levando em conta, o texto e o comentário desejo ressaltar o seguinte trecho: “Não é por sadismo que a escola tradicional exige silêncio e imobilidade, que faz colocar os alunos em filas e que concede tanta importância do aprendizado das regras, inclusive ortográficas e gramaticais. È porque se apóia sobre uma pedagogia da disciplina, da antinatureza. É, mais profundamente ainda, porque considera a natureza da criança originalmente corrompida. (Bernard Charlot)

    Instituto de Educação Rangel Pestana.
    Aluna: Laíssa Rodrigues
    Turma: CN-3009

    ResponderExcluir
  4. Os alunos acreditam que o professor é uma pessoa que não possui vida pessoa, parece que a vida deles se limita a sala de aula. E como o que apenas está ali para dá dez ou zero.


    IERP
    Aluna: Catiene de Andrade Felix
    Turma: CN 3007

    ResponderExcluir
  5. Para muitas pessoas o professor tem que estudar muito com, isso concordo em gênero, número e grau ,mas o que eles não tem consciência é que eles também são seres humanos e que namoram ,casam ,tem filhos,ficam doentes ,etc. E a vida deles não se limita só ao trabalho.

    Ierp cn 3007 aluna: Thailane Cristina Bezerra

    ResponderExcluir
  6. É realmente o professor para o aluno é como um "super herói", existem alunos que acham que eles não tem uma vida normal como todo mundo.
    A autoridade de muitos professores é adquirida no grito, e o que os alunos mas temem é tirar zero, e acabam se desesperando, pois acham que o " zero " que tirou é culpa do professor.
    IERP
    Aluna: Rosemara Da Conceição Albino
    Turma: CN 3007

    ResponderExcluir
  7. Essa tirinha mostra como analisamos os nossos professores, alguns pensam que eles não possuem uma vida pessoal fora do âmbito escolar ou pensam que eles são como super – heróis, que sabem de tudo e podem tirar qualquer tipo de dúvida existente. Muita das vezes esquecemos a autoridade do professor e só o ouvimos quando eles berram.
    IERP CN:3008 ALUNA:AMANDA XAVIER DA SILVA

    ResponderExcluir
  8. Eu acho que alguns alunos pensam que o professor não possui uma vida social, longe do ambiente escolar, mais eles são pessoas normais, casados, solteiros, arruma a casa, lava a louça etc,...
    Não é porque um tem uma vida cotidiana no ambiente escolar que ele não pode ter uma vida normal.

    IERP Cn:3008 ALUNA: Mayara Ferreira de Araújo

    ResponderExcluir
  9. Como pode passar pela cabeça do aluno que sua professora não tem outras coisas para se preocupar sem ser a sala de aula. Professor como todo ou qualquer profissional tem sua vida social,sua vida não é só sala de aula mas fora da mesma existe o espaço onde este profissional procura se desligar um pouco da mesmice da sua profissão.O professor são seres pensantes que se estressam e merecem recarregar a bateria para que depois de sua folga possam está energizados para atingir novos objetivos em sala de aula como por exemplo: de fazer com que o aluno preste atenção ao que é pedido e a execute o mesmo com destreza ,para que assim venha adquirir os conhecimentos que sua professora propôs e que este sempre esteja nas entranhas de sua mente como um conhecimento precioso. Só quero deixar pontuado que o professor nem sempre é visto como herói como diz a tirinha,em alguns casos são os vilões .
    I.E.R.P C.N 3008 Aluna:Raquel Muniz.

    ResponderExcluir
  10. Essa imagem mostra que mesmo o professor sem sua fantasia, que é ele quem manda. E que os alunos não vê o professor como uma pessoa normal, o professor será sempre o professor no lugar que for. E que a professora ali esta achando que esta na escola, so porque o garoto fez um comentário sobre ela, ela deu ZERO para ele. Isso é injusto.

    I.E.R.P
    Aluna: Suelen C. Conceição
    Turma:CN 3009

    ResponderExcluir
  11. A tirinha nos mostra um fato que acontece muito no nosso dia a dia, o aluno pensam que o professor não possui uma vida fora da escola, acha que ele só viver para da aula e para dar nota. Então quando ele ver aquele educador fora da sala de aula ele leva um susto porque pra ele aquilo e uma grande surpresa ,porque nos pensamentos dele o professor e um super herói ,ser de outro mundo que mora na escola e que só vive para dar aula.

    IERP
    Aluna: Viviane de Jesus homen
    Turma 3009

    ResponderExcluir
  12. As tirinahs são sempre satiras do que acontece no nosso cotidiano, e esta é masi uma verdade. Muitos alunos acham que os professores não tem vida pessoal e nem social. Porém, acho que esse "tabu" poderia ser quebrado se houvesse mais conversas entre aluno e professor a respeito do "mundo fora da escola".

    IERP
    Bruna Bordalo Silva
    Turma: CN 3008

    ResponderExcluir
  13. concordo com a bruna bordallo
    os professores tem sim uma vida social .
    Vão em bares ,shows ,viajam como qualquer outra pessoa.
    é claro que eles devem ter algum tipo de responsabilidade ,pois se isso não acontecer seremos obrigados a ter aulas terriveis com professores de ressaca.

    IERP
    Filipe Emanuel
    turma CN 3009

    ResponderExcluir
  14. Esta tirinha diz o que realmente os alunos pensam ao ver o professor fora do ambiente escolar, pois para os alunos os professores são apenas professores. Não imaginamos nossos professores namorando, fazendo compras, em um barzinho,...
    Temos que pensar que todos somos seres humanos e que eles são professores na sala de aula fora desse ambiente eles tem sua vida social normal.
    E também os alunos realmente vêem os professores como “super heróis” ,que mesmo sem a roupa eles continuam “super heróis”.

    OPS: Professor preciso te informar que eu adoro suas aulas.

    IERP turma CN-3009
    Aluna:Caroline Ferreira de Oliveira

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Eu concordo plenamente com a aluna da 3008 Raquel Muniz,nem sempre o professor é como um herói,algumas vezes ele é tirado como um vilão pelo aluno.Mas a respeito da tirinha gente por favor eu acho que hoje em dia não deveria existir mais esse olhar para a figura do professor , afinal de contas ele é e sempre será uma pessoa normal como nós ,que precisa sair ,se divertir ,fazer compras ,bater papo com os amigos ,esse rótulo de que professor deve ser sempre aquele sério,rigido,não deveria nem existir, afinal ele precisa ter sua vida social e pessoal né,claro que sempre mantendo a postura sem baixaria ou algo parecido ,mais con certeza hoje em dia não tem mais nada haver esse tipo de pensamento ,vamos abrir nossa mente e pensar melhor como vemos nossos professores fora da escola afinal de contas não queremos que nossos futuros alunos tenham essa visão da gente.

    IERP turma CN-3009
    Aluna: Vanessa dos Santos Souza.

    ResponderExcluir
  17. Esta tira nos mostra a realidade do professor que trabalha com o método tradicionalista a onde o professor sempre esta com a certeza a onde os alunos nunca podem dialogar com o professor.
    Podemos analisar que no momento em que a professora grita com o aluno ela não esta ajudando mas sim intimidando o aluno, o professor não tem com função o autoritarismo mas sim a função de incentivar e orientar o aluno.

    Instituto de Educação Rangel Pestana.
    Aluna: Andressa T. Fernandes
    Turma:3009 turno: tarde

    ResponderExcluir
  18. Muito engraçado... A verdade é que essa situação sempre acontece com nós professores, alguns alunos realmente acreditam que não temos vida após a escola, muitos se surpreendem quando afirmo que gosto de dançar, sair, praia, etc. Mas também acredito que esse fato acontece porque alguns professores não demonstram seu lado "mais humano" para os alunos. O dia que essa situação se modificar, a relação na sala de aula será bem mais produtiva. Beijos a todos. Elaine Marques

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Ele achava que sua professora era diferente de todas as outras pessoas, tanto é que diz:
    “Deus... ela é normal”.
    Sempre a via como uma pessoa imponente com o giz e o apagador nas mãos, porém mesmo como civil ela não deixou de ter seus “poderes”, e o surpreende ao dizer: “Zeroooo!” (sua nota).
    Ele Chega à conclusão que mesmo ela não estando na sala de aula, com o giz e o apagador na mão, ela mantêm o seu poder de mandar, soberana, o centro do “universo” (escolar).
    Esse modelo de educação citado na tira é o tradicionalista aonde o aluno é passivo, não pode se manifestar, não sabe nada, só o professor que pode falar é o detentor do saber.
    Hoje em dia tanto no modelo de educação, como a relação professor-aluno mudaram, de tradicionalista passou a ser escola novista,, os alunos já podem se manifestar, o professor perdeu aquela aparência de soberano, imponente e de que só ele possuía o saber.
    Na minha opinião quando ocorre como na tira , o aluno encontrar seu professor na rua, ele sabe que é seu professor não precisa de giz ou apagador para identificá-lo, ele ser humano como todo mundo, o aluno não precisa mudar de calçada, ter medo ou simplesmente não falar, e nem o professor ter a reação da professora da tira , ate mesmo porque eles não estão no ambiente escolar, é ate uma questão de ética, essa relação pode ser de amizade tanto na escola como fora dela.

    Instituto de Educação Rangel Pestana.
    Aluna: Júlia Elizabeth Alves de Lucena.
    Turma: CN-3009 Turno: Tarde

    ResponderExcluir
  21. Esses quadrinhos mostram que para o aluno a escola tradicional está sempre em sua mente, ou seja, não consegue distinguir o professor com sua vida social.
    Os alunos ás vezes pensam que o professor mesmo fora de sua sala de aula ainda irá lhe chama atenção.
    O professor é um ser humano que precisam ir ás compras, passear e se divertir, afinal é difícil ser professor mais eles gosta.

    Instituto de Educação Rangel Pestana.
    Aluna: Jaciara da silva cortês.
    Professor: Luiz Otávio
    Turma: 3009

    ResponderExcluir
  22. Esse texto é igual ao nosso pensamento ,nos alunos achamos que o professor não tem vida fora da escola , não tem família , não sai para se divertir ,não namora, achamos que avida dele se resume só dar aula ,temos que tirar isso do nosso pensamento pois o professor é uma pessoa normal como outra qualquer.

    ResponderExcluir
  23. Esse quadrinho me leva a muitas interpretações. Porém a mais evidente é a FIGURA do professor diante dos alunos. Claro! que isso também dependerá da etapa em que o aluno está inserido.
    Um aluno de Ensino Fundamental por exemplo vê seu professor como um herói, já um aluno de Ensino Médio “deposita nele toda a espectativa em relação ao seu aprendizado, fazendo dele quase o ÚNICO agente do processo ensino-aprendizagem “. Todavia os dois esperam o melhor do professor e aplicam a ele uma GRANDE imagem, até quase perfeita, porém TODOS tem uma vida pós escola. Através desta compreensão, pensamentos como estes se reduzirão, mas cabe ao próprio professor, caso julgar necessário passar seu lado “mais humano” como se referiu a professora Eliane Marques em seu comentário.

    I.E.R.P
    Aluna:Nathália Barbosa Turma:CM3009

    ResponderExcluir
  24. Esse quadrinho me leva a muitas interpretações. Porém a mais evidente é a FIGURA do professor diante dos alunos. Claro! que isso também dependerá da etapa em que o aluno está inserido.
    Um aluno de Ensino Fundamental por exemplo vê seu professor como um herói, já um aluno de Ensino Médio “deposita nele toda a espectativa em relação ao seu aprendizado, fazendo dele quase o ÚNICO agente do processo ensino-aprendizagem “. Todavia os dois esperam o melhor do professor e aplicam a ele uma GRANDE imagem, até quase perfeita, porém TODOS tem uma vida após escola. Através desta compreensão, pensamentos como estes se reduzirão, mas cabe ao próprio professor, caso julgar necessário passar seu lado “mais humano” como se referiu a professora Eliane Marques em seu comentário.

    I.E.R.P
    Aluna:Nathália Barbosa turma:CN3009

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Esse quadrinho me chamou muita atençao porque ali o aluno levou um choque ao ver sua professora sem seu traje, concordo com a Rosemara em questao do aluno ter seu professor como se fosse um super heroi e com isso muitos alunos seguem aquele professor,muitas vezes tem aquele professor que leva a profissao rigidamente e nao abre espaço para sua vida fora da escola.

    IERP
    Thaís Macário Ignácio
    Turma: 3007

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. - Professor considere este comentário, pois fiz dois além deste;

    Discordo da aluna Andressa, CN: 3008. Pois o professor está além daquele que apenas nos ensina e transmite o que sabe e o que está em sala de aula. A vida deste não se limita ao que ele mostra ser em seu ambiente de trabalho e nem a do aluno se limita a sala de aula, está aí a prova de que o professor não é apenas professor, e o aluno é apenas o aluno.

    IERP
    Aluna: Catiene de Andrade Felix
    Turma, CN: 3007

    ResponderExcluir
  29. Quando o aluno se refere ao professor, em suas conversações, dificilmente levam em consideração sua vida pessoal que também está sujeita a problemas e desequilíbrios, criando, então, um personagem cujos aspéctos profissionais [imposição de autoridade, postura formal, etc.] são a estrutura de sua identidade, ou seja, o professor é professor até dormindo,o professor não é um ser-comum, é um persongem.
    Por outro lado, existe também o professor que que adére esta 'caracterização' profissional em sua vida pessoal e social inerentemente, querendo impor autoridade e receber respeito imprescindível de todos, e ainda se convence de que precisa ensinar a todos, vivendo assim, como um professor INTEGRAL, mesmo que não seja proposital.

    IERP - Alber Gomes CN3007

    ResponderExcluir
  30. -
    Discordo com alguns comentários expostos aqui. Algumas pessoas estão comentando que os alunos pensam que os professores só são professores. Acho que até mesmo uma criança tem conciência que a " tia " deles também tem uma vida pessoal, normal, como outra qualquer.
    E, na minha opinião, a tirinha tem o objetivo de nos mostrar que o aluno se admira ao ver a professora sem suas ferramentas de trabalho, mas logo depois quando ele cita o nome das personagens e de seus super-herois, dá a impressão de que ele sabe separar o " super-poder " da professora e também da sua vida pessoal, ou seja, o nome das personagens. Mas, ao mesmo tempo, a professora nunca perde sua imagem, ao dar zero ao aluno. Veremos um exemplo: Se alguma professora encontrar algum aluno seu fumando na rua, ela irá aconselhar à ele que aquilo não é bom. (Deixo claro que nem todos os professores agem dessa maneira.)

    IERP - CN 3007 - Nicole Carreiro Matos

    ResponderExcluir
  31. Realmente, muitas pessoas não reconhecem que o professor não é só professor, ele também tem vida própria. Os alunos muitas vezes criam um personagem para o professor, como se ele fosse aquela pessoa que só faz as coisas certas e de certa forma o admira por isso. Então quando nos deparamos com o professor em situações diferentes da sala de aula nos sentimos surpresos.

    IERP
    Aluna: Isadora Carvalho da Silva
    Turma: CN 3007
    Turno: 2º

    ResponderExcluir
  32. Concordo com alguns cometários, muitas pessoas acham que o professor não tem uma vida fora da sala de aula, que ele(a) foi feito só pra dar aula. Mas não todos eles tem uma família para cuidar, uma louça pra lavar, e muitas coisas pra fazerem fora da sala de aula. E quando as crianças descobrem isso elas ficam ainda mais encantadas pelos seus professores.

    IERP-CN3007-Aline da Costa Bonfim

    ResponderExcluir
  33. Concordo com alguns comentarios, a maioria dos alunos acham que o professor so serve para dar nota, mas não é isso , o professor é muito mais! ele(a) é como nós e tambem tem sua vida pessoal lá fora tem familia,filhos,marido e precisa dividir esse tempo entre a escola e sua casa.

    Aluna: Susana Justen dos Santos
    CN3007- IERP

    ResponderExcluir
  34. Essa tira relata,nossa realidade;pois na maioria das vezes, os alunos acham que pelos professores serem muito inteligentes,forte emocionalmente,etc...esquecem um pouco da parte em que, mesmo sendo tudo isso,ainda assim são seres humanos.
    Também,dos prfessores tradicionalistas,que ,em vez de impor mais respeito,na minha opinião,prevalecia,mais o medo.
    Aluno:MIriam Santos Bruno
    IREP/turma:3007.

    ResponderExcluir
  35. Instituto de Educação Rangel Pestana
    Aluna: Thaís Santos Lima Alves
    Turma: CN3008 Turno:2°

    Concordo com a aluna Nicole e ao mesmo tempo com o Comentário da aluna Isadora.
    Os alunos estão tão acostumados em ver os professores em uma sala de aula que não que não visualizam o professor em outras situações que não em uma sala de aula, e quando se vêem em outra realidade tem um baque.

    ResponderExcluir
  36. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  37. Como podemos ver, a "criança " ao observar que sua professora é uma civil como outra qualquer, fica pasma a ponto de compara-la a herois com identidade secreta e infelizmente a reação da professora não é a das melhores, o que acaba frustrando o jovem. Pois bem, o que essa 'tirinha' deixa transparecer, ao meu entender, é que a frustração maior da criança é quando ela sente em sua pele o poder da autoridade de um professor que abusa do mesmo. E assim, acaba destruindo com aquele algo novo que estava acontecendo que é o de ver que a professora é comum fora do ambiente escolar.

    IERP - CN 3007 - André Luiz Carreiro Rocha

    ResponderExcluir
  38. O professor não deixa de ser o mesmo só porque está fora de seu ambiente de trabalho, pois tudo que ele fizer mesmo que fora de sala de aula, isso trará sérias consequências para sua vida profissional.
    Vou dar o exemplo daquela professora que saiu pra se divertir em um baile funk, ela vestia um vestido curtíssimo, que não usava para dar aulas é claro mais sim pra sair, depois de beber um pouco acima do que podia, subiu no palco, dançou eroticamente e ainda levantou o vestido mostrando sua calcinha. Mas as consequências logo à atingiu, pois seu vídeo foi parar no YuoTube, que ocasionou sua demissão.
    Agora nosso comportamento quanto educadores deve ser exemplar, pois para ajudar tem poucos, mais para derrubar e criticar tem muitos.

    I.E.R.P.
    Aluna: Ana Caroline Fernandes Pires
    CN-3009

    ResponderExcluir
  39. Esse texto é igual ao nosso pensamento ,nos alunos achamos que o professor não tem vida fora da escola , não tem família , não sai para se divertir ,não namora, achamos que avida dele se resume só dar aula ,temos que tirar isso do nosso pensamento pois o professor é uma pessoa normal como outra qualquer.

    IERP
    ALUNA:JESSICA DA SILVA
    TURMA CN 3009

    ResponderExcluir
  40. Professor refiz meu comentário.Considere-se este por favor.
    Sem dúvidas alguma esta postura é tradicionalista.Essa prática docente não oferece condições aos alunos para que eles despertem suas potencialidades a fim de alcançar sua auto-realização , preparação e exercício da cidadania.Temos que entender que recusar o autoritarismo do mestre , ou seja , do professor ,não é deixar de reconhecer a importância de sua autoridade com relação ao aluno.
    “Não sei como preparar o educador. Talvez porque isso Não seja necessário , nem possível... É necessário acordá-lo.E aí aprenderemos que educardores não se extinguiram como tropeiros e caixeiros . Porque, talvez, nem tropeiros nem caixeiros tenham desaparecido,mas permaneçam com memórias de um passado que está mais próximo do nosso futuro que ontem . basta que o chamemos do seu sono por um ato de amo e coragem. E talvez, acordados , repetirão o milagre da instauração de novos mundos.”
    Trecho retirado do livro de : Rubem Alves
    Conversas com quem gosta de ensinar
    Aluna;Thaynar Christian Pinheiro Coelho
    Turma;3009

    ResponderExcluir
  41. Professor refiz meu comentário.Considere-se este por favor.
    Sem dúvidas alguma esta postura é tradicionalista.Essa prática docente não oferece condições aos alunos para que eles despertem suas potencialidades a fim de alcançar sua auto-realização , preparação e exercício da cidadania.Temos que entender que recusar o autoritarismo do mestre , ou seja , do professor ,não é deixar de reconhecer a importância de sua autoridade com relação ao aluno.
    “Não sei como preparar o educador. Talvez porque isso Não seja necessário , nem possível... É necessário acordá-lo.E aí aprenderemos que educardores não se extinguiram como tropeiros e caixeiros . Porque, talvez, nem tropeiros nem caixeiros tenham desaparecido,mas permaneçam com memórias de um passado que está mais próximo do nosso futuro que ontem . basta que o chamemos do seu sono por um ato de amo e coragem. E talvez, acordados , repetirão o milagre da instauração de novos mundos.”
    Trecho retirado do livro de : Rubem Alves
    Conversas com quem gosta de ensinar
    Thaynar Christian Pinheiro Coelho
    Cn;3009

    ResponderExcluir
  42. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  43. É um quadrinho bem divertido que demonstra como um professor é visto por seu aluno e nos deixa um ponto para refletirmos.Como queremos ser visto por eles futuramente?
    Um super-heroi que os ajudou a serem que são ou um vilão que os fez passar por momentos difícies.
    Em minha opinião essa é uma das profissões mais difíceis que existe,pois lida com "seres em construção" e um passo errado que você der vai ficar marcado para sempre na vida dessa pessoa.
    IERP Fabiana sales CN-3008

    ResponderExcluir
  44. Muitos alunos, esqueçem que o professor e um ser normal como cada um de nóis, e as vezes se surprieendem ao o ver tendo uma vida nornal,como nós levamos ,pensão que o professor tem que viver na escola,no meio de livros, cadernos para corrigir e apagador, e acham que o professor não tem uma vida social, como na verdade a vida dele e igual a nossa com problemas e tudo mais.


    INSTITUTO DE EDUCAÇÃO RANGEL PESTANA
    ALUNA:TAYSSA KENLLE BEZERRA DA SILVA
    TURMA:CN 3008

    ResponderExcluir
  45. Beatriz Xavier turma:3008 CN I.E.R.P

    Muito de nos alunos,não percebemos que além do mundo ''escola'' existe um mundo também aqui fora para aqueles que nos ensina. O professor é uma pessoa normal como qualquer outra ,o que o torna diferente dos outros é a sua conduta segundo educador,mas isso não faz deles pessoas invencíveis ou sem problemas, ao contrário alem de seus problemas elas carregam consigo os problemas dos seus alunos. Talvez seja por essa dedicação que nós o vemos apenas como super heróis que possuem ''poderes'' que aa vezes nos consideramos usados no momento errado,mas a vezes não compreendemos que aquele é o momento mais certo.

    ResponderExcluir
  46. O que acontece é que o aluno parece imaginar que o professor vive somente para a sua profissão , e esquece que o professor tem sua vida social , que ele também se diverte como gente “ normal “ , que vai ao cinema ver filme e comer pipoca , curte showzinhos e muito mais, a única diferença é que são professores. Segundo o aluno Felipe Emanuel os professores se divertem com responsabilidade , o que concordo plenamente , o educador tem de saber o limite , afinal eles são como um espelho para nós alunos, o maior exemplo , os heróis .

    IERP
    Aluna : Thabata Amorim
    Turma: CN3009
    TARDE

    ResponderExcluir
  47. Luana Araújo de Moura26 de março de 2010 às 00:16

    Independente do local que o professor estiver ele jamais deixará de ser o que é. Sua postura nunca pode mudar, sendo dentro ou fora da sala de aula, deve-se manter a ética e postura.
    È claro que isso não o limita a viver somente para sua profissão, o professor também deve ter sua vida particular, com ciclo social e família, mas nunca esquecer que ele é um educador e que muitas vezes é um espelho para a sociedade que se forma!
    É fato que as pessoas estranham ao ver um professor levando uma vida normal, saindo e brincando, entre outros, e até mesmo nós alunos estranhamos um pouco, mas é questão de costume, porque estamos muito acostumados com aquela antiga concepção tradicionalista. Precisamos repensar nos nossos hábitos e conceitos.

    Instituto de Educação Rangel Pestana
    Aluna: Luana Araújo de Moura
    Turma: CN 3009 Turno: Tarde

    ResponderExcluir
  48. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  49. Esta tarje mostra como o professor é visto como figura autoritária. Não sou a favor da Andressa, pois se não conseguimos chamar o professor pelo nome é relacionado ao costume devido ao respeito para com a figura PROFESSOR (esta é minha opinião ) . Achei a tirinha muito tradicional pela forma da professora achar que tem todo o poder e fazer o que bem quer com ele, pois a dona Maria Luiza Leopoldina sem seus trajes usou de maneira bem rude seu “super poder”, e relacionado à comparação aos super heróis eu acho que o aluno ficou tão surpreso e fez essa comparação, pois ele nunca vê a professora “nesses trajes e sem giz e apagador na mão” isso acontece da mesma maneira que não vemos super heróis sem seus trajes. Foi uma forma de ele expressar seu espanto. Também discordo com os alunos que dizem “nós alunos achamos que o professor não tem vida fora da escola” acho que esta frase está meio ultrapassada, pois hoje em dia nós sabemos muito bem que o professor é uma pessoa comum como todas as outras, que dança... Que brinca... Que se diverte... Enfim... Que tem vida! De vez em quando a gente até esbarra com uns nas noites da vida. (risos)

    Instituto de Educação Rangel Pestana
    Aluna : Ariane dos Santos Kunzel
    Turma : 3009 Turno : tarde

    ResponderExcluir
  50. Creio que essa tirinha quis mostrar que os alunos, quando se deparam com seus professores sem a "postura de professor" (fora da escola, por exemplo), acabam acreditando que um dos "heróis de sua vida" tem mesmo uma identidade secreta que eles usam quando não estão na sala de aula, julgando "os bons e os maus", ou seja, quem merece zero e quem merece dez.

    Instituto de Educação Rangel Pestana.
    Aluna: Caroline de Paula Dias.
    Turma:CN3007

    ResponderExcluir
  51. Essa tirinha retrata a forma da nossa escola tradicional, onde o professor manda, dita ordens e o aluno obedece, e não pode expressar seus conhecimentos de forma lúdica.

    RITA DE CÁSSIA DOS ANJOS ABREU.
    ALUNA DO CURSO DE MESTRADO - BUENOS AIRES

    ResponderExcluir
  52. Acredito que essa tirinha é somente uma forma muito exagerada e cômica de mostrar o quanto o aluno cria uma imagem de que o professor é sempre o mesmo que ele conhece dentro de sala de aula.
    O que acaba por ser uma idéia equivocada,porque a postura do professor tem relação com a postura adequada a sua função docente.Já,a pessoa fora de seu ambiente de trabalho pode e no geral é bem diferente.

    Instituto de Educação Rangel Pestana.
    Jenifer Cabral Silva
    CN 3008

    ResponderExcluir
  53. Concordo com o que disse a Monique, pois o professor que se coloca na condição de autoritário, dono da verdade e até não aceita opiniões que vão contra a verdade que este tem, o relacionamento fica pesado entre professor e aluno. Não tem jeito. Se você não faz uma força para que uma relação se torne agradável, não haverá respeito, haverá muitos gritos e acima de tudo: o professor pensa estar no poder e impondo seu respeito e moral, quando na verdade, estará colocando medo no aluno q por sua vez não o respeita, mas tem medo do que possa acontecer por determinada atitude - que o professor julgar errada-.
    Juliana Rodrigues Machado Cn 3007 IERP

    ResponderExcluir
  54. Bom, nesta tirinha percebemos, que este aluno tem uma visão como se sua professora fosse uma heroína, mas sem suas armaduras, como nunca tinha visto a mesma "daquele jeito", ficou surpreso mas soube que a mesma tem sua autoridade onde quer que esteja!

    Sabriina Gonçalves
    Turma :cn 3007

    ResponderExcluir
  55. BOM O QUE ESSA TIRINHA NOS MOSTRAR É QUE NOS ALUNOS NÃO CONSEGUIMOS VER OS EDUCADORES DE OUTRA FORMA A NÃO SER COMO HERÓIS,QUE LUTARAM E LUTAM PARA PODER DAR O MELHOR DIANTES DE TODOS DENTRO DE UMA ESCOLA, E PRINCIPALMENTE PARA SI PRÓPRIO.MAS TEM UM PORÉM ÁS VEZES ESQUECEMOS QUE OS PROFESSORES SÃO SERES HUMANOS E QUE PRECISAM TER UMA VIDA SOCIAL COMO TODOS,COMO SAIR COM A FAMILIA PARA SE DIVERTI COM COLEGAS,MAS NUNCA PERDEM A POSTURA COM EDUCADOR.
    COMO DIZ NA TIRINHA ,NOS ALUNOS ADIMIRAMOS OS PROFESSORES PELO SIMPLES FATO DE SER UMA PESSOA QUE SE DEDICA E QUE PROCURA SEMPRE PESQUISAR PARA ASSIM PODER APLICAR CONTEÚDOS QUE DISPERTE O INTERESSE DO ALUNO,OU SEJA ELE FAZ DE TUDO PARA QUE A AULA SEJA INTERESSANTE.MAS QUANDO DEPARAMOS COM SITUAÇÕES FORA DA ESCOLA COM RELAÇÃO AOS PROFESSORES PERCEBEMOS QUE ELES SÃO SERES NORMAIS E QUE PRECISAM VIVER NÃO SÓ PARA O "MUNDO" DA ESCOLA MAS SIM PARA O MUNDO UNIVERSAL.

    IERP
    ALUNA: NATHALIA MARINA
    CN 3008

    ResponderExcluir
  56. Na minha maneira de enxergar o mundo, vivo como se fosse uma novela, mas só que real. Daí encontro as personagens nos seus devidos papéis: policiais, médicos, crianças,palhaços...PROFESSORES.
    É óbvio que os professores têm posição primordial quando se falam de exemplos a serem seguidos. Desde o tempo de outrora eles são muito observados, criticados,julgados e isso não muda. Outrossim são protagonistas na arte de ensinar, não são perfeitos, são humanos e consequentemente cada pessoa o enxerga com um olhar, podendo ser bom ou não.
    Acho que temos o direito de observar as pessoas e se preocupar. Mas temos que saber que não nascemos para nos igualar aos outros e sim buscar bons exemplos no outro para levar a vida de uma forma proveitosa.
    IERP CN 3009 Aluna: Yasmin Calheiros.

    ResponderExcluir
  57. É bem divertido...mas ao meu ver possui uma mensagem meio que disfarçada ou dita com outras palavras(como preferirem),são super heróis mesmo sem roupas ou desfarces ainda tem super poderes.Ela era professora,e mesmo sem giz ou apagador na mão,e até mesmo fora da sala de aula o respeito ou MEDO que ela conquistou nele estava ali presente idependente dela esta em seu horario de trabalho...Fora dos "quadrinho" ocorre o mesmo o que nós vamos conquistar nos nossos alunos só nos mesmo para decidir e julga,apenas não podemos esquecer que ser formos boas seremos lembradas com alegria e prazer,e se formos ruim seremos lembradas também com tristezas,medo e até traumas(quem sabe?)

    I.E.R.P
    NOME:Yeda Veronica de Pina
    TURMA:3008

    ResponderExcluir
  58. alguns professores são vistos como super-heróis para quem os admira e outros intelectuais e autoritários seja onde for quando se comporta como tal, o professor deve separar o seu trabalho da vida cotidiana e explicar para o aluno que ele também tem sua vida social e que professora é só na escola na rua ela é apenas amiga.
    I.E.R.P
    NOME: Aldenise Cardoso
    Tuurma: 3008
    17 de Maio de 2010 20:50

    ResponderExcluir
  59. IERP
    Estudante:Thalita de A. Frreira.
    CN:3007

    Nós "alunos" vemos nossos professores como se fosem apenas aqueles que em sala de aula nos trasmitem conhecimentos e mais nada,porém esquecemos que eles tambem possuem uma vida como nós.Um exemplo disso é o fato de encontrarmos algum professor,fora do seu ambiente de trabalho ( sala de aula ) e tratarmos ele como aquela pessoa que está sempre acima de nós,em sala de aula,chamando assim tal de professor e naum pelo seu nome.
    Por fim digo que muitos alunos não conseguem ampliar suas visões para com o mesmo.

    ResponderExcluir
  60. Essa tira retrata bastante a realidade. Pois toda o docente vê o educador como um super herói que fica preservando a sua integridade... E quando nos deparamos com eles fazendo atividades do cotidiano nos surpreendemos e só então paramos para pensar que acima de tudo ele é um simples ser humano como qualquer um de nós.
    Esse texto me relembra um fato ocorrido quando estava no período de estágios, foi em minha corrida matinal vi um aluno falando com sua mãe “Olha mãe aquela é a minha tia, não sabia que ela corria!”. E esse acontecimento só me faz reforça a ideia que relatei em cima.

    Instituto de Educação Rangel Pestana.
    Aluna: Maristane de Oliveira Pinheiro
    Série: 3º ano
    Turma: CN-3008
    Turno: Tarde

    ResponderExcluir
  61. presizamos mostras para nossos alunos que somos pessoas normais como eles,não somos nenhum super héroi, so estamos ali para ajudar em seu melhor aprendizado.

    ResponderExcluir
  62. Na verdade isso ocorre com muita frequência pois nós sempre fazemos uma imagem de uma determinada pessoa, Contudo as pessoas nem sempre corrempodem as nossas expectativas e isso acaba nos frustando. Por isso achei o texto interessante pois nos mostra e ensina que não devemos fazer uma imagem das pessoas para que depois não venhamos nos frustar.


    Aluna:Juliene Alves de Souza
    Série: 3º ano
    Turma:C.N. 3008
    Turno:tarde

    ResponderExcluir
  63. Esta tirinha retrata o que acontece comigo.
    Eu achava que professores eram somente professores, que não tem uma vida a não ser aquela, que não são pais, alunos, que não vão a praia, que não fumam, não bebem, não fazem besteira.Pois é somos um exemplo a dar para os nossos alunos.

    I.E.R.P
    ALUNA:CAMILA MORAES ATHANAZIO
    TURMA: CN-3008

    ResponderExcluir