Como vocês já sabem nossa língua passou por uma reformulação e a ortografia de algumas palavras foram alteradas. Aqui encontram-se algumas regras. Vejam só:
O que foi reformulado
Alfabeto
As letras k, w e y integram novamente nosso alfabeto. Então, temos 26 letras.
Trema
Deixa de existir, menos em nomes próprios estrangeiros e seus derivados.
Hífen
Não se usa:
Nas formações em que o primeiro elemento termina em vogal e o segundo começa com r ou s. nesses casos, dobram-se o r ou o s.
Exemplos: antirreligioso, antissocial.
Nas formações em que o primeiro elemento termina em vogal e o segundo começa com uma vogal diferente, juntam-se os dois elementos.
Exemplos: antiácido, autoaprendizagem.
Em certos compostos em que se perdeu a noção de composição.
Exemplos: paraquedas.
Usa-se:
Nas formações em que o primeiro elemento termina na mesma vogal com que se inicia o segundo.
Exemplos: anti-ibérico, micro-ondas.
EXCEÇÃO: Com o prefixo CO-, não se separa. Exs.: coordenar, cooperação.
Acentuação Gráfica
Não levam acento circunflexo:
Verbos da 3ª pessoa do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo, são estes: CRER, DAR, LER e VER e as respectivas formas compostas:
Exemplos: creem, deem, leem, reveem
As palavras terminadas em hiato oo.
Exemplos: abençoo, voo, enjoo.
Não levam acento agudo
Os ditongos ei e oi da silaba tônica das palavras paroxítonas.
Exemplos: assembleia, onomatopeia, jiboia, ideia.
O i e o u tônicos das palavras paroxítonas quando precedidos de ditongos.
Exemplos: feiura, baiuca
O u tônico das formas rizotônicas dos verbos arguir e redarguir.
Exemplos: arguo, redarguo.
Acento diferencial
Não se acentuam mais: para, pela, pelo, polo e pera.
Fonte: Editora FTD
Espaço dedicado para troca de ideias, questionamentos, dicas de leitura, e integração entre alunos e professores.
domingo, 31 de janeiro de 2010
sábado, 30 de janeiro de 2010
Congresso Internacional
Olá!!!! É com grande satisfação que divulgamos o Congresso Internacional sobre Dificuldades de Aprendizagem e do Ensino - Gramado / RS compreendido entre os dias 03 a 05 de junho deste e está parecendo ser bem legal! Espiem lá no site para maiores informações.
http://www.futuroeventos.com.br/eventos/detalhes/apresentacao?evento_id=35
sexta-feira, 22 de janeiro de 2010
A importância de se aprender uma língua estrangeira e prática docente
Vivemos em uma sociedade globalizada onde aprender uma segunda língua é vital. Quando estudamos um outro idoma, não apenas nos oferece uma boa oportunidade para o mercado de trabalho, mas também aprendemos o significado de cultura. Conhecer uma outra língua, leva-nos a compreender um outro estilo de vida e desta maneira passamos a entender melhor o modo de ser e pensar de outros povos. Portanto, acredite nesta nova realidade, visto que ser professor é também está aberto a outros conhecimentos distintos de seu componente curricular.
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