sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

A importância de se aprender uma língua estrangeira e prática docente

Vivemos em uma sociedade globalizada onde aprender uma segunda língua é vital. Quando estudamos um outro idoma, não apenas nos oferece uma boa oportunidade para o mercado de trabalho, mas também aprendemos o significado de cultura. Conhecer uma outra língua, leva-nos a compreender um outro estilo de vida e desta maneira passamos a entender melhor o modo de ser e pensar de outros povos. Portanto, acredite nesta nova realidade, visto que ser professor é também está aberto a outros conhecimentos distintos de seu componente curricular.

63 comentários:

  1. Concordo, e muito, que todos devemos aprender uma segunda língua, não só pelas novas oportunidades que podemos ter profissionalmente, mas também podemos ampliar o nosso conhecimento em nossas profissões através de leituras não traduzidas de textos referentes às profissões de cada um. Como por exemplo um médico que pode ler artigos internacionais de novos estudos de cura. Talvez os termos técnicos que um médico utiliza podem ser traduzidos erradamente, e confundir o artigo. Esse é só um exemplo de como é importante uma segunda língua. Os EUA são os que mais investem em pesquisas, e óbvio todos os artigos são publicados em inglês, ou seja, se você pretende investir em aprofundar em qualquer profissão, é de grande importância saber uma 2ª língua, principalmente a do país que mais investe no tipo de profissão que você atua.

    Luciana Silveira - arquiteta da SMU Prefeitura do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  2. Concordamos que aprender uma língua estrangeira é de suma importância principalmente quando referente à área profissional.
    Na atuação docente, torna-se importante por expandir o conhecimento de um professor, fazendo com que ele possa ensinar algo a mais a seus alunos e não somente o que pede nas grades curriculares.

    I.E.R.P T.3008 Jennifer silva, Jenifer Cabral e Mariangela.

    ResponderExcluir
  3. Achamos muito importante aprender uma nova língua, pois irá nos ajudar em nossa profissão que é uma profissão que sempre esta se renovando. Quando trabalhamos com conhecimentos sabemos que para não ficarmos para trás precisamos também nos capacitar; e aprender uma nova língua é uma forma de adquirirmos novos conhecimentos e estar atualizadas em relação ao que acontece com o conhecimento, pois ele se renova. È sempre bom melhorar, quanto mais conhecimento tivermos poderemos aplicar algo mais coerente e de melhor qualidade para nossos alunos, quando nos formamos.

    IERP T.3008 ALUNAS:Juliene Alves de Souza e Raquel Muniz da Silva

    ResponderExcluir
  4. Concordo com o texto da leitora Luciana, afinal, aprender uma 2° língua só nos traz benefícios, imagine uma 3° e 4°...As pessoas realmente passam a entender um pouco mais sobre a cultura estudada(já que é vital conhecer o dialeto e o povo), e além de tudo, passam a aprender e aprendendo uma pessoa só tem a ganhar.

    ResponderExcluir
  5. Nós concordamos com o comentário acima por que realmente é necessário ter conhecimentos de outras línguas ,para que possamos saber nos comunicar com pessoas de diferentes culturas e para possamos até mesmo ampliar nossos currículos em relação a comunicação e aforma como nos relacionamos com outras pessoas.

    I.E.R.P
    Nathalia marina e Beatriz Xavier
    turma:CN3008

    ResponderExcluir
  6. Concordamos plenamente com esse novo conceito que a sociedade nos oferece.
    O curso de línguas na atualidade é essencial na nossa vida profissional, hoje em dia se torna necessário na maioria dos casos ser bilíngüe, pois tem mais facilidade de ingressar no mercado de trabalho.



    IERP –T.CN- 3008 Bruna Bordalo, Camille Medeiros, Maiara Nunes e Mayara Araújo.

    ResponderExcluir
  7. É IMPORTANTE E ESSENCIAL APREDERMOS A LINGUA INGLESA PORQUE NECESSITAMOS TER CULTURA, INFORMAÇÔES PARA MELHOR COMPREENDER O ESTILO DE CULTURA DOS OUTROS COMPREENDENDO MELHOR A NOSSA E TER MAIS CONHECIMENTO E OPORTUNIDADES NA ÁREA DE TRABALHO, PODENDO SE COMUNICAR FALANDO FLUENTEMENTE SE TORNANDO UM PROFESSOR.
    MAS INFELIZMENTE NEM TODOS TEM OPORTUNIDADE A UM CURSO GRATUÍTO.

    IERP TURMA 3008 ALDENISE CARDOSO

    ResponderExcluir
  8. Tanto o texto como o comentario da Luciana são ótimos pois um complementa o outro, ambos são de grande importancia pois eles abrem a mentedos leitores para não ficarem somente na Língua Portuguesa e sim a conhecer um “universo” totalmente diferente do que está acostumado não só para o mercado de trabalho mas até mesmo para a sua própria diversão

    IERP T: CN3008 - Irís e Maristane

    ResponderExcluir
  9. O professor lida diariamente com diversos alunos e que possuem variadas culturas,onde eles tem de se adaptar as inovações que vão ocorrendo ao longo dos anos.Com a globalização o conhecimento de uma lingua estrangeira passou a ser um fator importante para conseguir se manter no mercado de trabalho e garantir a oportunidade de conhecer varios assuntos que não eram tão priorizados.Em nossa opinião é importante constar na grade curricular de todas as escolas pelo menos uma lingua estrangeira, já que houve a necessidade do conhecimento de uma nova linguagem na realidade dos alunos.
    IERP T:3008 ALUNAS:AMANDA XAVIER DA SILVA E FABIANA DA CONCEIÇÃO SALES

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Concordo com tudo que foi dito acima, acho que aprender uma segunda língua é fundamental,aliás eu adoro inglês, e acho que as escolas não deveriam ensinar apenas uma lingua, acho que deveriam ensinar mais.Acho também que as pessoas deveriam se importar mais com esse assunto, investir nisso, se todos fizessem a sua parte seria ótimo !
    I.E.R.P.
    TURMA:1010
    ALUNA:Isabelle Crise Domingos Viana.

    ResponderExcluir
  12. Bem eu concordo com todos esses comentarios.Não só o ingles mas outras linguas tambem,é muito importante pra todos nós.Temos que se exforssarmos mas com todas as linguagens,porque todos nós precisaremos delas mas cedo ou mas tarde.

    SOU DANIELLE DA ROCHA SANTOS
    ESTUDO NO I.E.R.P
    NO TURNO DA TARDE NA TURMA 1010

    ResponderExcluir
  13. Suellen

    Eu tambem acho que aprender uma outra lingua seja mito importante.Hoje, a fluência em inglês é fundamental para qualquer profissão.No mercado de trabalho esta sendo muito imortante a lingua estrangeira.Eu gosto muito do espanhol tenho vontade de aprender,aprender o inglês tambem mais nao gosto muito do inglês mais sei que vai ser muito importante se eu souber.
    É fundamental aprender novas linguas.

    Sou Suellen Cristina Costa Bernardo
    do turno da TARDE
    do colegio I.E.R.P
    da turma 1008

    ResponderExcluir
  14. Concerteza devemos aprender outras linguais
    ñ so pra entender outros povos, mais tbm pra
    nós mesmo sabermos as difenças entre a nossa língua e a deles.
    Eu amo o lingua inglesa acho super legal de se aprender e de fala
    Sou Beatriz Gomes da Silva
    do turno da tarde
    do colegio I.E.R.P Da turma: 1008

    ResponderExcluir
  15. Ana Raquel
    Concordo plenamente com o texto, devemos aprender
    outros idiomas para ter uma carreira profissional
    bem sucedida. Ainda mas agora que nosso país irá sediar a copa e as Olímpiadas muitas oportunidades surgiram para os profissionais que possuem mais de dois idiomas. Acho até que nossos governantes deveriam envestir nos jovens estudantes criando cursos de línguas estrangeiras gratuitos em horários de contra turnos nas escolas.
    Além do que aprendendo outros idiomas, temos maior conhecimento cultural.

    I.E.R.P
    Aluna: Ana Raquel Turma: 1009(CN)
    Data: 27/02/2010

    ResponderExcluir
  16. Concordamos que, sempre nos é oferecido uma oportunidade para adquirir e implementar em nosso currículo uma língua estrangeira, que no caso é sempre a mais falada do mundo (o inglês e o espanhol ), porém, devemos nos diversificar e não só ficar com uma língua padrão.
    Obs: muitas vezes definimos cultura com folclore, comidas típicas e danças, quando a língua também faz parte da cultura de um determinado povo.


    IERP Turma: CN-3009 Ana Caroline Fernandes Pires e Caroline Ferreira de Oliveira.

    ResponderExcluir
  17. Concordamos sim com o texto que expressa o fato de termos que aprender uma nova lingua, pois temos que nos adaptar a esse novo mundo em que estamos vivendo. Pois a sociedade exige de nós, futuros educadores que venhamos a conhecer outras culturas, outras formas de pensar e que com isso estejamos aptos para educar e formar novos cidadãos. Não queremos dizer com isso que aprender uma nova língua seja um fator predominante para um bom educador, porém acreditamos que devemos “ Andar conforme a carruagem”(Dito popular brasileiro), ou seja, devemos andar e esta atualizado sempre, a medida que a sociedade evolui devemos andar com ela. Pois assim como diz o texto aprender uma nova língua abre novos horizontes, novas oportunidades de contribuir para o desenvolvimento social com o nosso trabalho, dedicação e esforço.


    I.E.R.P
    Turma: CN 3009
    Alunas: Andressa Fernandes
    Elen Azevedo
    Deise da Silva
    Suelen C. Conceição

    ResponderExcluir
  18. Cada vez mais o inglês se consolida como língua universal ,talvez pelo acesso que todos tem a internet .Essa é uma mudança que vem ocorrendo há um bom tempo ,e acreditamos que essa mudança vai chegar a um ponto de que, quem não conhecer o inglês vai ter dificuldades em varias áreas ,entre elas a comunicação.
    Por isso concordamos com o texto e achamos importante conhecer outra língua ,não só para saber cantar as “musicas da moda “ ou por um emprego melhor ,mais sim pela difusão cada vez maior do inglês e de outros idiomas .

    IERP. T:CN3009 .Alunos:Filipe Emanuel ,Renata de Melo e Yasmin Calheiros

    ResponderExcluir
  19. Na nossa visão o texto trata de um assunto que está bastante inserido na nossa sociedade. Pois sabemos que é de suma importância , principalmente nós professorandos devemos estar abertos para qualquer tipo de aprendizado, pois lidaremos com diversos tipos de pessoas com culturas diferentes , e também devemos estar aptos não somente para atuar como professora dentro de sala de aula , mas também para outras oportunidades de emprego que possa surgir em decorrer da nossa carreira profissional



    IERP T.cn :3009 Jéssica da Silva
    Thaynar Christian Pinheiro Coelho
    Viviane de Jesus Homen

    ResponderExcluir
  20. Realmente na atualidade, com a globalização o estudo da cultura de outros povos é algo essencial, não só para formação profissional, mas para situações pessoais. Por exemplo, a grande maioria das escolas só ensinam história do Brasil. Mas por que não estudar história geral? Estudar a cultura de outros países poderia ser uma matéria extra-curricular, sem instrumentos avaliativos. Professores principalmente devem estar sempre atualizados, e quando sabem outro idioma fica fácil o acesso a sites estrangeiros para se aprofundar sobre notícias internacionais podendo ler sem precisar traduzir, afinal muitas traduções descaracterizam o real sentido do texto.

    IERP-T:CN3009- Jéssica Barcellos e Júlia Elizabeth

    ResponderExcluir
  21. Em vista do que foi mencionado, aprender uma língua estrangeira nos dias atuais é extremamente importante, tanto para fins pessoais quanto para profissionais. O texto nos mostra ainda a realidade de quem se aperfeiçoa mais, consegue ter um objetivo bastante interessante. Leva- nos a ser pessoas atualizadas a conhecer outras culturas além da nossa,ou seja, outros costumes e estilos de vida. É mais importante ainda, para um professor que geralmente deverá está aberto a novos conhecimentos além do seu que já está construído. Devemos ressaltar também que o texto é muito importante e nos faz acreditar, em nos tornar pessoas de bens com visão ampla que nos leve ao outro lado do mundo.


    IERP_ Turma: CN3009 Jaciara Gomes e Laíssa Cerqueira.

    ResponderExcluir
  22. Concordamos com o texto,pois além do fato de contribuir para o mercado de trabalho é super importante sim nós como futuros educadores termos contato com outra cultura .O domínio de outra língua nos traz a oportunidade de renovação, ter contato com pessoas de costumes diferente dos nossos nos da a oportunidade de adquirir e compartilhar conhecimentos não só com alunos mas com qualquer pessoa,por que é importante para todos ter este contato cultural.
    IERP T.CN 3009 alunas:Vanessa dos Santos Souza,Thabata Amorim Muniz

    ResponderExcluir
  23. A necessidade de aprender uma língua estrangeira é estar aberto a novos conhecimentos, isso consiste no que o educador busca aplicar em sua vida profissional. Além de enriquece-lo como pessoa ele estará se adaptando a inovações de um mundo globalizado e isso fará com que ele tenha acesso à diferentes culturas.

    I.E.R.P. CN:3009 ALUNAS : Ariane dos Santos Kunzel e Nathália Barbosa

    ResponderExcluir
  24. Poizé, hoje em dia para conseguir um emprego, você precisa ter no mínimo o conhecimento básico de uma língua estrangeira.O inglês é o idioma mais solicitado no Brasil pelas empresas como segunda língua, porém se você tiver bons conhecimentos de outra língua, isso também pode lhe auxiliar, pois temos várias multinacionais em nosso país e nem todas são americanas. Outra opção é estudar bastante e fazer desse aprendizado sua fonte de renda, fazendo traduções ou mesmo dando aulas. Por mais chato que possa ser ou aparentemente desnecessário, a lingua estrangeira sempre irá ser um taboo, isso se vo´c~e nao correr atras apartir de agora.

    I.E.R.P

    Aline Freitas e Regina Teresa-turma:1010

    1 de março de 2010 19:45

    ResponderExcluir
  25. Concordamos plenamente com esse novo conceito que a sociedade nos oferece ter conhecimentos de outras línguas ,para que possamos saber nos comunicar com pessoas de diferentes jeitos e deferentes falas isso nós ajuda a nos adaptar melhor com as novas linguagem dadas pelo nosso dicionário .por que a 2° língua nos trás benefícios bastante precisos para nosso futuro e nos ajuda a ingressar no mercado de trabalho..
    IERP
    Aluna: Dayanne Cristine de Mattos Vianna machado.
    Data:01 de março de 2010 hora:22:46
    Turma: 1009 CN tarde

    ResponderExcluir
  26. O texto “A importância de se aprender uma língua estrangeira e prática docente”, vai além do que apenas está com um currículo melhor, ou ainda, além desse mundo tão globalizado. Porque é importante para um educador a prática de está aberto a novos conhecimentos, afinal o professor em sala de aula lhe dar com pessoas distintas, então porque não conhecer novas culturas.

    Instituto de Educação Rangel Pestana
    Professor: Luiz Otávio Luz
    CN turma: 3007, Bloco: A
    Aluna: Catiene de Andrade Felix

    ResponderExcluir
  27. Com o tempo ficou claro que quem tem domínio em outra língua ou até em várias línguas,está a frente de quem fala apenas o nosso português,ultimamente não só o famoso inglês tem sido importante,mas dependendo de sua profissão o francês,italiano,japonês,alemão e até o mandarim tem sido muito procurados.Assim como as escolas tem espandido sua cultura não ficando apenas no básico inglês e espanhol.

    I.E.R.P
    Turma:1009 CN Tarde
    Alunos:Brenda da Mota,Diogo Melo,Larissa Lapa,Paula Nunes,Sarah Bittencourt,Sílvia Barros

    ResponderExcluir
  28. Aluna:Gabriela Abreu Andrade da Silva
    Turma:1008
    Conhecer uma nova ligua e entender um pouco
    da cultara de outros povos, e conhecer um pouco
    da maneira que eles vivem e compreender a maneira de vida deles, na realidade e conhecer uma cultura um pouco diferente da nossa.E poder
    ter conhecimento para se cominicar com uma pessoa de outro pais com uma ligua diferente da nossa e e bom ter varios conhecimentos porque hoje em dia uma pessoa sem conhecimento e como se não fosse nada.

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. Acho muito importante. Quando formos arrumar um emprego, aumenta as nossas chances. E é sempre bom nos conhecermos novas línguas, aprendemos mais, e até no futuro se quisermos viajar para outros países, saberemos falar com as outras pessoas.
    Aluna: Amanda silva Sousa
    Turma: 1008

    ResponderExcluir
  31. -
    Bom, na minha opinião, vejo dois lados nessa importânciaa toda, uma boa e outra ruim.
    A boa é que realmente, aprendemos muitas coisas sobre a cultura da língua que está sendo ensinada, seja inglês, espanhol, francês ... E isso é muito bom, para nós professores, pois é uma profissão que pede muito conhecimento, não só da nossa cultura, e não só em uma matéria. Tudo envolve todo o mundo. Mas, por outro lado, muitas pessoas vêem essa importância como uma obrigação, ou seja, mesmo nós, brasileiros, quando temos uma outra língua, é claro que conseguiremos um emprego melhor, ou até mesmo, quando uma pessoa que não tem outra língua está competindo com você, você vai sair em vantagem, claro. (Deixo claro que isso varia da profissão). Apesar de eu ser apaixonada por línguas, e confesso que pretendo trabalhar disso no meu futuro, eu penso assim. Acho que dão valor demais as coisas de fora, ou seja, de outros países, esquecendo de valorizar o que é nosso, a Língua Portuguesa.

    IERP - CN 3007 - Nicole Carreiro Matos

    ResponderExcluir
  32. concordo,e acho que aprender outras línguas não só faz parte da cultura como nos facilita a arranjar emprego e a se comunicar com pessoas de diferentes lugares do mundo.
    hoje em dia os empregos não querem pessoas só com 2º grau completo eles querem pessoas com cursos profíssionalizantes,faculdade e com duas liguas ou mais incluindo o português.

    IERP
    aluna-Thais Ferreira
    turno-tarde
    turma-1008

    ResponderExcluir
  33. Aprender uma segunda lingua é muito importante
    nos dias de hoje, principalmente pois nos ajuda a conhecer melhor a outra cultura e além disso de uma certa forma abre as portas de trabalho e hoje em dia é cada vez mais exigido uma segunda língua no mercado de trabalho.


    Ierp cn 3007
    Thailane cristina

    ResponderExcluir
  34. Eu acho importante porque hoje em dia quando nós vamos procurar emprego eles não querem só o 2º grau completo, então é bom conhecermos linguas diferentes e nos comunicarmos com pessoas de outros paises e conhecermos mais sobre a cultura deles.
    INSTITUTO DE EDUCAÇÃO RANGEL PESTANA
    ALUNA:CAROLINE MONTEIRO
    TURMA:1008

    ResponderExcluir
  35. Verdade aprende uma segunda língua tem mas oportunidade ao mercado de trabalho,e podemos aprende outros significados de culturas.
    Podemos compreender outros estilos de vidas.


    INSTITUTO DE EDUCAÇÃO RANGEL PESTANA
    TURMA :1008
    ALUNA :ARIANA DE OLIVEIRA RAMOS

    ResponderExcluir
  36. Expondo minha idéia, acho que é essencial aprender uma nova língua, seja qual for ela, que além de aumentar as oportunidades de emprego, aprendemos diversas coisas, pois além de falar um outro idioma, aprendemos também um pouco de sua cultura, seus feriados, festas, comemorações e entre outras coisas... E, ainda mais para nós que queremos ser professores, é muito importante saber da cultura não só do nosso país, como tambem de qualquer outro.

    IERP - CN 3007 - André luiz Carreiro Rocha

    ResponderExcluir
  37. Concordo plenamente, pois aprendendo outra língua nós não só obtemos um novo conhecimento, uma nova cultura. E também irá ajudar bastante no nosso dia-a-dia, como professor ou em qualquer outra profissão.Porém o mercado de trabalho está pedindo muito hoje em dia.

    ResponderExcluir
  38. Realmente, é de suma importância que o professor, principalmente, tenha o conhecimento de um outro idioma.
    Sabemos q, apenas por ministrar uma aula ou ser a figuara responsável pela turma, o professor ñ se torna o detentor de TODO o conhecimento, nem se é possível. Porém,todavia, é essêncial q o mestre buusque o conhecimento até que ñ o possa mais encontrá-lo,e ainda assim haverá novidades a se conhecer.
    Conhecer e descobrir, além de verbos são ações q ñ devem se apartar do coração do bom professor-pesquisador. Pois o professor, mesmo diplomado, será um eterno aluno da vida!
    Ensinar p/ o sempre é prosseguir em conhecer.

    I.E.R.P. CN3007 - Alber Gomes

    ResponderExcluir
  39. Aprender uma segunda língua é importantíssimo hoje em dia, tanto na área profissional quanto na sociedade. As portas se abrem mais para aqueles que tem uma segunda língua.

    I.E.R.P
    Turma: 3007/ CN
    Rosemara da C. Albino

    ResponderExcluir
  40. I.E.R.P
    aluna:Sabrina Gonçalves da Silva
    Turma:cn 3007
    Bom, aprender uma outra língua é super interessante, pois, com isso mergulhamos em uma outra cultura e estamos abertos para novos conhecimentos. Com a aprendisagem de uma nova cultura, seja ela qual for é super gratificante para nós, não só para os professores, também para os alunos ,pois, é uma nova janela de conhecimentos, temos que estar dispostos à tudo, pois, na sala de aula lidamos com todos os tipos de pessoas, com realidades diversas!

    ResponderExcluir
  41. concordo com o texto porque eu tambem acho que gente tem que saber falar outras linguas.acho que é importante saber caso preciser em algum trabalho ou em alguma comunição que seja com pessoas de lugares deferentes do nosso,acho essencial nas nossas vdas porque assim estamos abert


    Instituto de Educação Rangel Pestana
    Aluna:thayana silva de almeida.
    Turma:1010 Turno:manhã Sa03la:

    ResponderExcluir
  42. Uma segunda língua é importante não apenas para o professor, mas, nos dias de hoje, para qualquer pessoa. É claro que o professor deve aprender uma nova língua visando ampliar seus conhecimentos, o que nesta profissão é vital, mas também estar sempre se aperfeiçoando na nossa própria língua, o Português, pois é sua principal "arma" para ensinar.

    IERP - CN 3007 - Lêda Thaisa M. Martins.

    ResponderExcluir
  43. andressa nascimento cn3008 ierp tarde

    comcordo que nós futuros docentes devemos ter sim outras linguas pois assim aprimoraremos nosso conhecimento e ofereceremos um aprendizado bem mais dinamico e produtivo cheios de conteudos alem de nos abrirem o caminho no mercado de trabalho concerteza os patrões darão preferencia ao professor que tem seus conhecimentos aprimorados.

    ResponderExcluir
  44. aluna:Paula Palmira Pereira dos Santos
    turma:1008

    Acho que aprender uma nova língua é muito impotante para nosso futuro e principalmente para o mercado de trabalho, tambem nada mas é do que conheçer uma cultara bem direferente que a nossa .

    ResponderExcluir
  45. Creio que aprender uma outra língua é muito importante para um educador. Não só um outra língua, mas sim buscar conhecer outras culturas, raças e crenças, pois nunca se sabe qual será a diversidade que teremos em sala de aula.

    Instituto de Educação Rangel Pestana.
    Aluna: Caroline de Paula Dias.
    Curso Normal _ Turma:3007
    Bloco: A _ Sala:10

    ResponderExcluir
  46. Com toda certeza, concordo com o fato de ter conhecimento de uma segunda língua e com todos os benefícios que tal conhecimento pode trazer.
    Apesar de me julgar suspeita, pois pretendo fazer Letras, acredito que possa dar minha opinião.
    A importância de falar outra, pra não dizer outras línguas, está estampada na maior parte dos anúncios de emprego. O que os jovens mais ouvem é que precisa ter experiência. A segunda coisa mais ouvida é: "Você tem quais cursos?" A terceira: "Você fala fluentemente qual ou quais línguas?".
    Sendo assim, não dá para pensar se é ou não é bom falar outra língua; essa resposta você tem sem ao menos perguntar.
    É importante sim, a julgar também pelo lado cultural, e pelos conhecimentos que apesar de talvez não serem utilizados no mesmo momento,poderão servir de referência para a vida.

    Instituto de Educação Rangel Pestana
    Aluna: Juliana Rodrigues Machado
    2º turno
    Turma: CN 3007

    ResponderExcluir
  47. Eu Concordo plenamente com o texto, pois é, de extrema importância o conhecimento de outra língua nos dias de hoje, não só na sala de aula, mas também nos grandes mercados de trabalho.
    Faz parte da vida dominarmos outra língua além da nossa, que nos servira como um apoio, algo que dará abrangência e possibilitara novos caminhos para novas descobertas.

    Instituto de educação rangel pestana
    Aluna: joseane ribeiro nascimento
    Turma:CN 3OO7 2º TURNO

    ResponderExcluir
  48. Hoje em dia aprender, uma outra língua e muito importante, principalmente com o mercado de trabalho que está a procurando profissionais qualificados.
    E para nos futuros professores é muito importante ter o conhecimento e o domínio de outra língua, para que nos possanos passar mais conhecimento para nossos alunos.


    Instituto de Educação Rangel Pestana
    aluna:Tayssa Kenlle Bezerra da Silva
    turma:3008

    ResponderExcluir
  49. Olá !!! Sou a aluna Thaísa da Costa Domingo, estudo no IERP, e sou da turma 3007 na parte da tarde.

    A aluna Ana Raquel da turma 1009 lembrou uma parte importante que são os jogos da olimpíada. Realmente surgirão várias oportunidades de emprego, e principalmente as pessoas bilíngue ou que falam mais de dois idiomas poderão competir de igual para igual. Aqueles que estiverem bem preparados e souberem falar fluentemente a língua que não for a sua natal terá oportunidades ótimas. Mas conforme disse a Nicole Carreiro da turma 3007, achom que isso não deve ser visto como uma obrigação. Até porque, a partir do momento em que isso se tornar obrigatório, o governo terá a obrigação de capacitar os cidadãos para este novo 'ofício'. Temos que nos aperfeiçoar sim, sempre procurando aprender mais, só que nunca se esquecendo das nossas próprias culturas. Às vezes o brasileiro aprende o novo idioma, consegue um bom emprego, mas depois se esquece das pŕoprias origens, esquece a língua do berço, e muitas vezes esqueca da pŕopria família, e age como se fosse de outra raíz. Alguns agem como se nem mesmo soubesse nada do seu dialeto e passa a menosprezar sua terra natal, deixando de levar em conta que o lugar de onde veio é cheio de riquezas e de bens que são valorizados também lá fora.
    Seria idiotice minha se eu dissesse que nos tornar bilíngue é insenssato ou disperdício de tempo, é óbvio d+ que é muito importante , mas nunca se enquecendo que sua terra natal também é muito importante e valorizada.






    IERP
    Thaísa Da Costa Domingo
    Turma: 3007.
    Turno: Tarde

    ResponderExcluir
  50. IERP

    Estudante:Thalita de A. Ferreira

    CN:3007



    O texo aponta um fato de que ao aprendermos uma outra língua para o nosso bom desemphenho profissional,estaremos juntamente aprendendo sobre outras culturas.Isto me chamou a atenção,pois por mais que façamos o aprendizdado de outra língua somente pelo interesse de oprotunidade de emprego sem percebermos estaremos melhorando nossa cultura.

    Está é uma prova de que este aprendizado tem suma importânica.

    ResponderExcluir
  51. Acho que é muito importante aprender uma nova língua, pois concerteza pode se conseguir um melhor lugar no mercado de trabalho. Além disso é muito interessante ir além, conhecer novas culturas, aumentar os nossos conhecimentos e ampliar nossa visão sobre o mundo.

    IERP
    Aluna: Isadora Carvalho da Silva
    Turma:CN 3007
    Turno: 2º

    ResponderExcluir
  52. concordo plenamente com o texto da autora Nicole Carreiro, as segunda lingua e muito importante, pois quem tem uma segunda lingua em seu vocabulario sai na frente e acaba tendo mais oportunidades de emprego e tambem aprendendo mais.

    aluna:Susana Justen dos Santos
    turma: 3007 - IERP

    ResponderExcluir
  53. È inegável a importância nas datas atuais,de possuirmos como bagagem um outro idioma(ou até mas de um se possível).
    Nesse "campo de batalha" que é o mercado de trabalho,os não especializados ficam pelo meio do caminho..e muitas vezes os especializados também!
    Precisamos nos preparar para tudo e para lidar com todos,pois através de um novo idioma entramos em contato com uma nova cultura,e quanto mais culturas conhecemos mais conhecimantos absorvemos o que e muito positivo e essencial...Contudo adquirimos conhecimentos que serão utilizados profisssionalmente,na nossa vida pessoal e aprendemos novas culturas,diversas culturas...E sabendo um pouco de cada aprendemos a respeita-las.

    ResponderExcluir
  54. ¡Hola chiquitos!
    A nosotras nos gustó muchísimo el tema que ustedes abordaron en este blog. No porque pertenecemos a este area, pero...jejeje
    Creemos que obtener un segundo idioma es lo que destaca a uno frente a cientos de profesionales. Hay que buscar un diferencial.
    Es una pena que a la mayoría de la gente no perciba lo accesible que está, actualmente, aprender una otra lengua.
    Esperamos que los jóvenes y adultos se despierten pronto.
    Besos...

    ResponderExcluir
  55. Obter novos conhecimentos seja qualquer que seja , sempre será de supra importancia para a nossa profissão, se pretendemos ser PROFISSIONAIS da educação , precisamos ampliar sempre nossas imformações ,afim de tornarmos professores bons e letrados . Em relação a outro idioma a ser aprendido, nos servirá de usos eficazes , até porque nós não sabemos se ficaremos presos pra sempre aqui.Surgiram oportunidades de visitarmos outros lugares, e como vamos nos comunicar ? nos congressos internacionais(HAHA) e é muito bom ter um currículo com qualidade e quantidade! além do mais conhecer novas culturas irá nos dar muitas chances de conseguir lidar com todas as
    raças.

    IERP
    aluna: Fernanda Cardoso da Silva

    ResponderExcluir
  56. É importante conhecermos outra linguagem, porque hoje em dia o ingles é o idioma mais falado, caso viajamos para outros lugares ja saberemos como lidar em certa ocasiao.Todos os professores nao devem se prender em uma lingua só, devemos nos inovar a cada dia, para aumetarmos nosso conhecimento.Achei interessante o que a aluna Thaísa comentou, que nao devemos aprender por obrigaçao,aperfeiçoar sim, mas nao esquecermos da nossa cultura e porque aprendeu menosprezar a pessoa que nao sabe.

    IERP
    Thaís Macário Ignácio
    CN:3007

    ResponderExcluir
  57. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  58. Pietra disse...

    Importante porém pouco valorizado,pelas pessoas,pois se atualmente as pessos não valorizam a própia língua como vai se importar com uma"DESCONHECIDA?". Levanto aqui este questionamento, devemos sim buscar crescer intelectualmente mas não esquecendo de valorizar oque é nosso por herança. =D

    CAROLINE ASSIS, TURMA CN-4007 RANGEL PESTANA(Professor,como sua ex aluna parabenizo o senhor pelo BLOG amei)

    ResponderExcluir
  59. comcordo plenamente com todos

    ResponderExcluir
  60. Respostas
    1. isso nao sao coisas k se digam

      Excluir
  61. TUDO ISSO MIM AJUDO A VISUALIZAR O CENTRO DO MEU TRABALHO VALIA 4.0 E EU GOSTEI MUITO DA MINHA NOTA 4.0 AAAAAMMMMMMMMEEEEEEEIIIIIIIIIIIII !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  62. obrigada vai me ajudar muito no meu trabalho de espanhol

    ResponderExcluir